quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Conheça um pouco da História da Cidade de Redenção - Pará





Foi Fundade em 1972 em pleno Regime Militar e teve como fundadores os Sr. Waltercio Sacramento Villasboas e o Sr. Luis Vargas Dumont.O Dr. Waltercio Villas Boas foi chamado pelo seu Amigo Luis Vargas para fazer o plano diretor da Cidade de Redençao visto que Waltercio foi tambem um dos fundadores da Colonia Agricola de Bernardo Sayao tendo assim grande conhecimento na area.Foi emancipada através de uma lei estadual assinada em 13 de maio de 1982, pelo então governador Alacid da Silva Nunes.

Seu primeiro prefeito foi Arcelide Veronese, tendo como vice Paulo Alves Moscateli, ambos do PMDB. Tendo na primeira legislatura 9 vereadores, sendo eles: do PMDB, Roberto de Castro Amorim (primeiro presidente da Câmara), João Tomé de Sousa, Jonas Martins dos Santos, Natalício Alves Maciel, e Antônio Lima; do PDS, Pedro Alcântara de Sousa, Olimpio Luis de Farias, Pedro Carneiro de Souza e Antônio Batista. Sendo que este último renunciou ao mandato em favor de Mariosval Dueti Resende Silva, assim terminou a primeira legislatura. O município foi desbravado basicamente por mineiros, paranaenses e goianos, há no entanto, povos de quase todos os Estados da Federação. Sendo, ainda, marcante a presença dos índios de várias aldeias Caiapós.
     
 
O município de Redenção é de recente criação. Entretanto, as suas origens históricas remontam ao idos de 1916, quando o local servia de apoio para os tropeiros que demandavam aos cauchais situados no rio Itacaiunas e Xingu, com pouso nas margens do igarapé Acaba-Saco.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Redenção, pela lei estadual nº 4568, 04-06-1973. Subordinado ao município de Conceição do Araguaia.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Redenção figura no município de Conceição do Araguaia.
Elevado à categoria de município com a denominação de Redenção, pela lei estadual nº 5028, de 13-05-1982, desmembrado de Conceição do Araguaia. Sede no antigo distrito de Rendenção. Instalado em 31-01-1983.
Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.



Contradições Históricas
O nome Redenção não tem nada haver com homenagem ao Marechal Cândido Rondon.
É referida ao bairro Redenção de Goiânia, que na época era uma invasão. A cidade de Redenção não surgiu por acaso, foi planejada por três amigos, em uma conversa regrada de cachaça em volta de um lampião e deitados em redes, em um barracão na beira da pista de pouso, que hoje é a avenida Brasil.
Onde hoje é o cemitério Municipal, era uma vila de colonos, que foram chacinados pelos índios, e então os sobreviventes voltaram e la enterraram seus familiares.

 
 

 Um pouco de Redenção Fundação: 1982
Altitude: 227m
População: 63.273 habitantes
Área Total: 3.839,9km²
Densidade Demográfica: 16,48hab/km²
CEP: 68550-000

Nenhum comentário:

Postar um comentário