domingo, 4 de setembro de 2011

Dossiê EE' procura saber como está a saúde dos treinadores brasileiros

Médicos e técnicos falam como evitar problemas de saúde mesmo com todo o estresse à beira do campo; Telê Santana também sofreu um AVC em 1996


Os jogadores têm que estar em forma: com fôlego de sobra, boa alimentação e nada de bebidas alcoólicas. Mas como será que anda a saúde dos treinadores de futebol do Brasil? Na semana passada, o técnico do Vasco, Ricardo Gomes, sofreu um AVC - acidente vascular cerebral - enquanto comandava o time no clássico contra o Flamengo, pelo Brasileirão. Após o problema, os treinadores entraram na mira dos médicos, comentaristas e, claro, do "Esporte Espetacular".
- Essa é a realidade: nós somos cobrados por resultados. É uma coisa estúpida. Nós não estamos dando conta daquilo que vem acontecendo e a cada ano a intensidade fica maior - disse Dorival Jr, comandante do Internacional.
- É desgastante, estressante, consome pela dedicação que a gente tem - afirmou Adilson Batista, do São Paulo.
ricardo gomes passa mal no estádio engenhão (Foto: Marcelo Carnaval / O Globo)Ricardo Gomes passa mal durante jogo e é levado para o hospital 
 
Aos 70 anos, Antônio Lopes é o profissional mais experiente da Série A do Brasileirão. E para aguentar a adrenalina à beira do campo, o treinador do Atlético-PR tem o seu "segredo".
- Estou sempre fazendo caminhadas e trotes na praia e na academia. Mesmo quando estou trabalhando no futebol, arrumo um jeito de fazer uma atividade física dentro do próprio clube - disse.

Lopes no comando do Atlético-PR (Foto: Divulgação/Atlético-PR) 
 
Técnico veterano, Antônio Lopes comanda o treino
do Furacão 
 
Além do estresse e da pressão sobre os técnicos, os médicos também ficam atentos a outros perigos do campo de futebol.
- Noventa minutos expostos ao sol. Não sei se eles usam uma proteção, protetor solar, se deveriam usar boné. Falo isso porque o campo é quente, há uma concentração muito grande de calor ali. Às vezes eles ficam parados, e a circulação fica prejudicada também - comentou o neurocirurgião Dr. José Antonio Guasti.
- O grande problema da hipertensão ligada ao estresse é que você pode medir a pressão e estar normal em 90% das vezes, e em 10% das vezes essa pressão sobe. Mas quando sobe oferece perigo - afirmou Dr. Fernando Gjorup, clínico geral de Ricardo Gomes.
Outros casos no futebol
O caso do treinador do Vasco não é o primeiro a abalar o futebol brasileiro. Na década de 90, o multicampeão Telê Santana comandou o São Paulo na conquista de dois títulos mundiais e muitos outros nacionais e internacionais. Em 96, o ex-técnico da Seleção Brasileira em duas Copas do Mundo sofreu um acidente vascular encefálico.

telê santana são paulo libertadores faixa (Foto: Agência Estado) 
 Telê com a faixa de campeão da Libertadores de 92
no São Paulo; em 96, um AVC
 

- Ele era uma pessoa que tinha uma tendência a ter AVC. A gente não sabe se ia acontecer assim mesmo. Mas tomando as devidas precauções a gente acha que talvez ele não tivesse tido aquele AVC muito forte, que transformou a personalidade dele, até tornando ele uma outra pessoa -lembrou Renê Santana, filho de Telê.
Muitos dos treinadores já foram jogadores profissionais quando eram mais jovens. Mesmo dotados de uma grande capacidade cardiorrespiratória, grande parte acaba deixando os exercícios de lado quando chega a hora de pendurar as chuteiras.
- Se ele for para o outro lado da moeda, ficar sedentário, ir para a churrascaria comer, não cuidar do seu organismo, não ter horas de sono que ele necessita, não ter o repouso que necessita, ele rapidamente volta à condição de não atleta. E volta a ser um mortal como qualquer outro, que não faz exercício - afirmou Dr. Fernando Gjorup.
 
Atenção nas dicas dos médicos!
Para ajudar a prevenir novos casos tristes como o de Ricardo Gomes, os médicos dão algumas dicas para os treinadores brasileiros e estrangeiros. A pressão sanguínea, o sobrepeso, a glicose, o colestorel e o cansaço excessivo são alguns dos pontos mais tocados pelos doutores.
- Se ele não tem nada e faz atividade física, ele pode ir ao seu médico anualmente que está de bom tamanho - atestou Gjorup.
Enquanto Ricardo ainda precisa continuar internado e sob tratamento, o treinador do Vasco e ex-zagueiro da Seleção conta com as orações de todos os companheiros de trabalho. Sendo eles adversários ou amigos, o que todos querem é que Gomes possa voltar à vida normal e comandar o Gigante da Colina em muitos outros clássicos.
- É um cara muito querido por todos os lugares. O que posso dizer é que nós estamos rezando por ele, que é o que nós podemos fazer... E com certeza daqui a pouco ele está de volta - exaltou Muricy Ramalho, do Santos.
- Nesse momento a gente vê como é bom estar no futebol e como vale a pena ser sério, como ele. Que as manifestações são tão grandes e tão bacanas de ver que... isso também vai ajudar a ele se recuperar. E daqui a pouco você vai estar nos campos e eu vou ter o prazer de te dar um grande abraço - mandou seu recado, Caio Junior, do Botafogo.
- Todos estão torcendo e esperando que ele reaja normalmente a tudo isso e que venha a estar conosco o mais breve possível - finalizou Felipão, do Palmeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário