quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Flamengo quebra tabu contra Cruzeiro e Corínthians vence América MG




Time carioca conta com gol de Deivid para encerrar série de sete derrotas para a Raposa; resultado mantém Fla na cola do Corinthians
 
Marcus Desimoni/Agência Nitro/AE
O Flamengo segue a caça do Corinthians pela ponta do Brasileirão. Depois de vencer Santos e Grêmio o time capitaneado por Ronaldinho Gaúcho foi à Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e venceu o Cruzeiro por 1 a 0. O resultado mantem o rubro-negro em segundo lugar, com 29 pontos, um a menos do que o líder - o Fla, no entanto, tem um jogo a mais.

Se o artilheiro do campeonato passou em branco, ao menos Ronaldinho fez o passe para que Deivid marcasse o gol da vitória, o quinto na Série A. O jogo também marcou o fim de uma sequência de sete derrotas para o Cruzeiro.

Com a derrota, o time celeste caiu para a 11ª posição, com 18 pontos, oito atrás do G-4. Na próxima rodada, o Cruzeiro enfrenta o Inter em Porto Alegre, já o Flamengo recebe o Coritiba no Rio de Janeiro.

O jogo

A partida começou morna em Sete Lagoas. Os dois times dividiam a posse de bola, mas com o bom trabalho dos setores defensivos, não tinham muitas chances de finalizar. A maioria dos chutes mal chegava ao gol, eram quase sempre bloqueados. O primeiro lance de real perigo na partida ocorreu aos 17 minutos, e foi do Cruzeiro.

Diego Renan desarmou Aírton e chutou forte, de longe. A bola passou perto do ângulo direito de Felipe, arrancando até alguns gritos de gol da torcida cruzeirense. Pouco depois, Montillo quase encobriu o goleiro rubro-negro, mas desta vez Felipe alcançou a bola, e a jogou para córner.

Se o jogo ganhou em emoção, também ganhou em truculência. As divididas começaram a ficar mais duras, e muitas faltas foram cometidas, especialmente no meio-campo. Tanta rispidez valeu cartões amarelos a Fabrício e Everton, do Cruzeiro, e Ronaldo Angelim e Aírton, do Flamengo. Estes últimos ficam suspensos para o jogo diante do Coritiba, neste sábado.

No terço final da primeira etapa, o Flamengo teve seu bom momento no ataque: Renato cobrou falta de longa distância, a 35 metros do gol, acertando uma bomba no canto esquerdo de Fábio, mas o goleiro do Cruzeiro espalmou para o lado, fazendo bonita defesa.

E quando parecia que os dois times iriam para os vestiários com o empate, a linha ofensiva do Flamengo entrou em ação, e foi mortal. Thiago Neves avançou pela direita, e tocou para Ronaldinho. O camisa 10 da Gávea girou sobre Naldo e desmarcou Deivid que, livre diante de Fábio, tocou na saída do goleiro: Flamengo 1 a 0, e a vantagem no primeiro tempo.

Cruzeiro muda, mas não consegue reagir

Para a segunda etapa, o Cruzeiro retornou a campo sem alterações, e até começou melhor, mas ainda não conseguia finalizar com perigo. Já no começo, Reis venceu a marcação dentro da área, mas chutou fraquinho, e Felipe defendeu sem sustos. De resto, a primeira metade do segundo tempo lembrou um pouco a do primeiro: poucas chances, e alguns lances ríspidos.

O técnico cruzeirense Joel Santana, então, apostou em um estilo mais ofensivo para seu time, com as entradas de Ortigoza no lugar de Everton, e de Sebá no lugar de Reis. Ao mesmo tempo, o rubro-negro Vanderlei Luxemburgo tirou o atacante Deivid, e pôs em seu lugar o chileno Fierro.

As mudanças fizeram os donos da casa manter mais a bola no ataque, mas o Flamengo poderia ter matado o jogo aos 40 minutos. Ronaldinho deixou Fierro livre, o chileno bateu colocado, mas a bola bateu nas duas traves, e não entrou. A resposta cruzeirense veio logo em seguida, quando Montillo cobrou falta no travessão.

Já nos acréscimos, Thiago Neves chutou cruzado, rente à trave de Fábio. No fim, o placar premiou mesmo os rubro-negros, que souberam sem mais precisos no momento da finalização, em um jogo sem tantas emoções como se esperava.

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO (0)
Fábio; Diego Renan, Gil, Naldo e Gilberto; Fabrício, Marquinhos Paraná, Everton (Ortigoza, 21'/2ºT) e Montillo; Reis (Sebá, 21'/2ºT) e Wallyson. Técnico: Joel Santana

FLAMENGO (1)
Felipe; Léo Moura (Jael, 46'/2ºT), David, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Aírton, Renato, Bottinelli (Muralha, 42'/2ºT) e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid (Fierro, 23'/2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo



 Ronaldinho, Renato, Angelim e Léo Moura: os pilares de Luxemburgo

Quarteto dá voz ao técnico em campo: ‘São os líderes do time, os meus jogadores mais experientes’

À beira do campo, Vanderlei Luxemburgo berra, gesticula o tempo todo, mas também passa instruções ao pé do ouvido. Nos treinos e jogos, faz parte da rotina do treinador do Flamengo conversar em particular com quase todos os jogadores do grupo, especialmente com o quarteto formado por Ronaldinho, Renato, Ronaldo Angelim e Léo Moura. Na vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, por exemplo, os dois primeiros foram mais de uma vez ao banco de reservas para ouvir as orientações. É com o auxílio deles que o treinador posiciona a equipe, corrige erros e indica atalhos. Como jogam em setores diferentes, o técnico consegue atingir a equipe inteira.
Renato, Angelim, Ronaldinho e Léo Moura são os homens de confiança de Luxa (Foto: agência Vipcomm)
- Ronaldo, Renato, Angelim e Léo Moura são os líderes do time em campo, são meus jogadores mais experientes. Passo as orientações para eles, que vão organizando da maneira que eu quero, vão seguindo as determinações. Isso é importante – frisou o treinador.













 Dos quatro, Léo Moura é o que tem mais partidas pelo clube: 343. Angelim vem logo depois, com 275. Cada um deles conquistou seis títulos (quatro Cariocas, uma Copa do Brasil e um Brasileiro). No somatório das duas passagens, Renato tem 191 jogos. Ele também ganhou a Copa do Brasil e os estaduais de 2007 e 2011. Ronaldinho chegou nesta temporada, mas de cara ganhou a braçadeira de capitão, que pertencia ao camisa 2. Além disso, exerce a liderança pelo talento. É ele quem dita o ritmo das ações ofensivas da equipe.

- É bom saber que ele tem essa confiança. Ele passa isso para a gente. Além da experiência, podemos ajudar a melhorar o posicionamento em campo. Às vezes, ele quer passar algo para alguém distante e passa para mim e para outros companheiros. Nós sempre conversamos antes, durante e depois – explicou o camisa 11.

Luxa recorre aos sinais. Para quem está fora, muitas vezes é difícil compreendê-los. Renato assegura que conhece todos.

- Esses gestos eu entendo. Conheço bem ele e pego na hora (risos).

O Flamengo é o vice-líder do Brasileirão, com 30 pontos (14 jogos), um a menos que o Corinthians (31 pontos, 13 jogos).  Neste sábado, o Rubro-Negro enfrenta o Coritiba, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão.




A CRÔNICA
por Richard Souza
Espera aí, Corinthians. Não respire aliviado porque o Flamengo continua atrás de você, só um pontinho. Nesta quarta-feira, o líder agiu, e o vice-líder respondeu. Enquanto o Timão derrotou o América-MG e chegou aos 31 pontos (em 13 jogos), o Rubro-Negro superou o Cruzeiro por 1 a 0, fora de casa, e chegou a 30 (em 14 jogos). Na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, Deivid fez o único gol da partida, após assistência de Ronaldinho. O camisa 9, que já havia marcado contra Atlético-MG e América-MG, fez a trinca sobre os mineiros e chegou a seis gols no Brasileirão.
Em grande estilo, os cariocas encerram um incômodo jejum. Das equipes que disputam a Séria A em 2011, a Raposa era o clube que o Flamengo não derrotava havia mais tempo. Nos últimos sete jogos, havia perdido todos. A última vitória fora conquistada em setembro de 2007, no Rio.
O time de Joel Santana estacionou nos 18 pontos e caiu para o 11º lugar. Pior: foi a terceira derrota seguida, a segunda consecutiva em casa. Os 14.863 pagantes (com renda de R$ 252.659) que foram ao estádio chiaram. Nem Montillo, o craque do time, conseguiu encantar. Apesar do esforço, foi sempre bem marcado. Teve Airton e Renato como duas sombras chatas e persistentes.
O Flamengo é a única equipe invicta neste Brasileirão e passou a ser o primeiro time da era dos pontos corridos a passar sem derrota pelos seus 14 primeiros jogos. Agora corre atrás da maior série invicta desde 2003, que pertence a São Paulo (em 2008) e Atlético-PR (em 2004): 18 partidas sem perder durante o campeonato.

No fim de semana, o Flamengo recebe o Coritiba, sábado, no Engenhão, às 18h30m.







Veja os resultados desta quarta, pelo Brasileirão
Fla segue na cola do Corinthians, quebra tabu e bate o Cruzeiro em Sete Lagoas-MG. Vasco confirma boa fase e derrota o Santos em São Januário.



Colocação:
1º Corinthians = 31
2º Flamengo = 30
3º Vasco = 27
4º Palmeiras = 26
5º São Paulo = 25
6º Botafogo =  22
7º Internacional = 19
8º Figueirense = 19
9º Fluminense = 18
10º Coritiba = 17
11º Cruzeiro = 18
12º Ceará = 18
13º Atlético MG = 15
14º Bahia = 15
15º Grêmio = 14
16º Atlético GO = 13
17º Avaí = 13
18º Santos = 11
19º Atlético PR = 8
20º América MG =8


Nenhum comentário:

Postar um comentário