segunda-feira, 1 de agosto de 2011

HISTÓRIA DA REDE GLOBO


Confiram tudo sobre a Rede Globo, como surgiu, hisória completa.

Gênero/Tipo Rede de televisão comercial
País Brasil
Fundação 26 de abril de 1965 (46 anos)
Fundador Roberto Marinho
Pertence a Organizações Globo
Proprietário Roberto Marinho (1965-2003)
Roberto Irineu Marinho (2003-atualmente)
Presidente Roberto Marinho (1965-2003)
Roberto Irineu Marinho (2003-presente)
Vice-presidente José Roberto Marinho
João Roberto Marinho
Cidade de origem Rio de Janeiro, RJ
Sede Rio de Janeiro, RJ
Rua Lopes Quintas, 303, Jardim Botânico
Estúdios Rio de Janeiro, RJ
Central Globo de Jornalismo
Rua Von Martius, 22, Jardim Botânico

Rio de Janeiro, RJ
Central Globo de Produção
Estrada dos Bandeirantes, 6700, Jacarepaguá

São Paulo, SP
Central Globo de Jornalismo/SP e Central Globo de Produção/SP
Av. Dr. Chucri Zaidan, 46, Vila Cordeiro
Slogan A gente se liga em você BR
Formato de vídeo 240i (LDTV)
480i (SDTV)
720p,1080i (HDTV)
Cobertura 98,44% do território brasileiro[1] e 99,50% dos telespectadores potenciais.
Emissoras próprias Globo Rio (Rio de Janeiro)
Globo São Paulo (São Paulo)
Globo Brasília (Brasília)
Globo Minas (Belo Horizonte)
Globo Nordeste (Recife)
Emissoras afiliadas Lista de emissoras da Rede Globo
Cobertura internacional Veja em TV Globo Internacional
Página oficial www.redeglobo.com.br
A Rede Globo é uma rede de televisão brasileira. Foi fundada em 26 de abril de 1965, na cidade do Rio de Janeiro, pelo jornalista Roberto Marinho. É assistida por 140 milhões de pessoas diariamente,seja elas no Brasil ou no Exterior por meio da TV Globo Internacional.[2][3] A empresa faz parte do grupo empresarial Organizações Globo.
Atualmente, a cadeia é a maior de toda a América Latina e é a terceira maior emissora comercial do mundo; perdendo apenas para as americanas ABC (pertencente à The Walt Disney Company) e CBS (pertencente à CBS Corporation).[4]
A sede administrativa da Rede Globo encontra-se no bairro do Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O departamento de jornalismo também está situado no Jardim Botânico, e os principais estúdios de produção localizam-se no complexo conhecido como Projac, em Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade. A Rede Globo tem estúdios de produção em Vila Cordeiro, bairro de São Paulo, onde também encontram-se o departamento de jornalismo e de onde gera parte da programação da rede. São, ao todo, 122 emissoras próprias ou afiliadas, além da transmissão no exterior pela TV Globo Internacional e de serviço mediante assinatura no país.




Roberto Marinho, o fundador da Rede Globo.
Em julho de 1957, o Presidente da República, Juscelino Kubitschek, aprovou a concessão de TV para a Rádio Globo e, em 30 de dezembro do mesmo ano, o Conselho Nacional de Telecomunicações publicou um decreto concedendo o canal 4 do Rio de Janeiro à TV Globo Ltda. Sendo assim a TV Globo foi oficialmente criada no dia 26 de abril de 1965, com a transmissão do infantil Uni Duni Tê.[5] Também estavam na programação dos primeiros dias a série infantil Capitão Furacão e o telejornal Tele Globo, embrião do atual Jornal Nacional
Em 1966, a TV Globo chegou ao estado de São Paulo[6] com a aquisição do canal 5 que, desde 1952, funcionava como a TV Paulista, de propriedade das Organizações Victor Costa. Em 5 de fevereiro de 1968, foi inaugurada a terceira emissora, em Belo Horizonte, e as retransmissoras de Juiz de Fora e de Conselheiro Lafaiete, além de um link de micro-ondas que ligava o Rio de Janeiro a São Paulo.
Em 1962, um acordo assinado entre Time-Life e as Organizações Globo, holding de Roberto Marinho, proporcionou a Marinho o acesso a um capital em torno de 6 milhões de dólares, o que lhe garantiu recursos para comprar equipamentos e infraestrutura para a Globo. Em troca, Time-Life teria participação em 30 % de todos os lucros auferidos pelo funcionamento da TV Globo. Como comparação, a maior TV brasileira na época, a TV Tupi, tinha sido construída com um capital em torno de US$ 300.000.
O início da TV Globo como uma rede de emissoras afiliadas por todo o país se dá a partir de primeiro de setembro de 1969 quando entrou no ar o "Jornal Nacional", primeiro telejornal em rede nacional, ainda hoje transmitido pela emissora e líder de audiência nacional.[5] O primeiro programa foi apresentado por Hilton Gomes e Cid Moreira.
Em 28 de abril de 1974, passou a ser transmitido em cores. Em 1977 toda a programação da emissora passa a ser a cores. Em 1982 a emissora implantou a transmissão via satélite.

Sede da Rede Globo no Rio de Janeiro.
A partir de 1976 é o momento em que a Globo começa a construir o que seria chamado de "Padrão Globo de Qualidade", em que o horário nobre é preenchido com duas novelas de temática mais leve, encaixadas por telejornais curtos e sintéticos (o atual Praça TV e o Jornal Nacional), uma telenovela de produção nobre e com enredo mais forte, que seria chamada a partir de então de "novela das oito" (atual "novela das nove") e a partir das 22h uma linha de shows, filmes ou o "Globo Repórter" (antes a linha de shows começava às 21h15, posteriormente às 21h30), sempre com bastante regularidade de horário e programação. Este padrão nada mais é do que a chamada "grade fixa", tanto na vertical (sequência dos programas no dia), quanto na horizontal (respeito à sequência ao longo dos dias da semana), orquestrada por Walter Clark e José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (mais conhecido como "Boni") em 1960, antes responsáveis pela programação da extinta TV Excelsior. A grade fixa é utilizada pela Globo nos dias de hoje fielmente, exceto aos verões nos horários de shows após as 22h, que são substituídos por minisséries, reprises de filmes e o Big Brother Brasil atualmente. O padrão seria decisivo para a conquista da liderança de audiência, pois, no final da década de 1970, as duas grandes redes, a Rede de Emissoras Independentes (liderada pela TV Record) e a Rede Tupi, estavam se deteriorando por falta de recursos e estratégia, e a Rede Bandeirantes não havia crescido o suficiente nessa época, sobrando apenas a Globo como uma alternativa de certa qualidade, somada à estreia das novas sessões de cinema, o Festival de Inverno e a Sessão de Gala.
Em publicidade, a Rede Globo faturou em 2009 R$ 7 bilhões, o que corresponde a 73,5% de toda a receita publicitária da TV aberta brasileira.

A primeira telenovela exibida pela Globo no horário das oito horas foi O Ébrio, de José Castellar, em 1965[8]. Embora O Rei dos Ciganos, de Moysés Weltman[9][10] e A Sombra de Rebecca, de Glória Magadan[11] tenham sido exibidas no horário em 1966 e 1967, respectivamente, somente com a entrada de Janete Clair no roteiro de Anastácia, a Mulher sem Destino, originalmente de Emiliano Queiroz, que a estrutura que posteriormente se convencionaria como "novela das oito" se popularizou[12][9]. Desde O Ébrio até 2011, foram exibidas 74 produções, sendo Insensato Coração a mais recente, exibida a partir de 17 de janeiro de 2011 e distinguindo-se das anteriores por ter sido denominada pela emissora como uma "novela das nove"[13][14].
Também em 1965, foi exibida a primeira telenovela do horário das sete horas, Rosinha do Sobrado, de Graça Melo[15]. Desde então, foram exibidas mais de 70 produções, sendo Ti Ti Ti, de Maria Adelaide Amaral, a atual[16]. Ti Ti Ti é baseada na obra homônima de Cassiano Gabus Mendes, exibida no horário em 1985 e reúne numa mesma trama personagens de outras quatro telenovelas do horário: Plumas e Paetês[16], Elas por Elas[17], Meu Bem, Meu Mal[18] e Locomotivas[19].
A primeira telenovela exibida pela Globo no horário das seis horas foi Meu Pedacinho de Chão, de Benedito Ruy Barbosa, em 1971[20]. Desde então, foram exibidas mais de 60 produções, sendo Araguaia, de Walter Negrão, a mais recente[21].
Entre 1965 e 1979, a Globo possui ainda um quarto horário destinado à exibição de telenovelas, às 22h. A primeira produção exibida neste horário foi também a primeira telenovela a ser exibida pela emissora: Ilusões Perdidas, de Ênia Petri[22]. Sinal de Alerta, de Dias Gomes, foi a última telenovela a ser exibida no horário durante aquele período[23][24]. Em duas oportunidades o quarto horário foi "ressuscitado": Eu Prometo, de Janete Clair, foi exibida como "novela das dez" em 1983[25] e Araponga, de Dias Gomes, foi exibida em 1990 no horário das 21h30[26].
O IBOPE da Grande São Paulo mostra que as novelas da Globo perderam entre 2004 e 2008 26,19% dos telespectadores.[27]

Apoio ao Regime Militar

E em 1984, Roberto Marinho, dono da Rede Globo, escreve em seu jornal: "Participamos da Revolução de 1964, identificados com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas, ameaçadas pela radicalização ideológica, greves, desordem social e corrupção generalizada. Quando a nossa redação foi invadida por tropas anti-revolucionárias, mantivemo-nos firmes em nossa posição. Prosseguimos apoiando o movimento vitorioso desde os primeiros momentos de correção de rumos até o atual processo de abertura, que se deverá consolidar com a posse do novo presidente."[28]

Sedes


Sede da Rede Globo em São Paulo.
A rede de televisão é a peça central da empresa. A Globo tem o seu principal complexo de produção no Rio de Janeiro. Inaugurado em 1995, o "Projac" (oficialmente chamado "Central Globo de Produção") é onde a maioria dos seus shows são produzidos e é um dos maiores centros de produção televisiva no mundo, sendo o maior da América Latina.
No final dos anos 1990, a Globo mudou parte de sua divisão de jornalismo, que engloba tanto as mesas de notícias, a equipe de produção e os estúdios, para São Paulo, no bairro do Itaim Bibi, cidade natal da Rede Record. Entretanto, seus principais programas jornalísticos, como o Jornal Nacional e o Fantástico, bem como o seu próprio canal de notícias, o Globo News, ainda continuam a ser transmitidos a partir da sede principal no Rio de Janeiro, onde a sede de notícias da Globo, o Central Globo de Jornalismo, está localizado.
A Rede Globo faz parte do grupo Organizações Globo, um grande conglomerado de mídia brasileiro. Suas empresas associadas são: Globo Filmes (empresa cinematográfica), a Rede Globo Internacional (difusão internacional), a Globo Marcas (branding e publicidade), a Globo Vídeo (vídeo na internet), a TV Globo Minas (emissora de televisão em Belo Horizonte), a TV Globo Brasília (televisão estação de Brasília), a TV Globo Nordeste (estação de televisão em Recife), a TV Globo Rio de Janeiro (estação de televisão no Rio de Janeiro) e a TV Globo São Paulo (estação de televisão em São Paulo).

Logotipo

O atual logotipo da Rede Globo, usado desde 2008, é composto de uma esfera azul com um retângulo de cantos arredondados e extremidades desiguais, o qual apresenta um espectro nas cores azul, verde, amarelo e vermelho. Dentro desse retângulo prismático, assenta-se uma pequena esfera platinada de tamanho médio.
O projeto é de autoria do designer austríaco Hans Donner, criador de diversos logotipos da emissora desde 1975. Segundo ele, a esfera representa o mundo, e o retângulo, uma tela de televisão que exibe o próprio mundo.
Segundo Hans Donner, foi elaborado especialmente para homenagear a chegada da televisão digital brasileira aberta.
O primeiro foi em 1965, que era uma estrela de 4 pontas, mas em 1966 foi modificado para o anel. Em 1969, foram formados 9 anéis, que significava as 9 emissoras afiliadas da época, ao lado do anel. Mas o anel de 1966, sem os anéis das afiliadas, continuou a ser usado até 1975.
O primeiro original do logotipo atual em 1975 o mesmo desse, mas era todo azul e sem fundo, a partir de 1980 foi modificado para cor cinza e o azul apareceu em 1981 pela última vez.
A partir de 1985, em comemoração aos 20 anos da emissora, seu logotipo era o número 20 com as duas pontas com a logomarca da Globo. Em 1986, surgiu o logotipo com fundo e quase igual o atual, mas em cor preto. Em 1990, em comemoração aos 25 anos, foi colocado a formação de um 25 no ar e o Globo se encaixando no meio, enquanto o 25 girava.
Em 1992, o logotipo passou a ter efeitos tridimensionais, que era a novidade da época, e em 1995, aos 30 anos da emissora, foi o logotipo da Globo de lado com o retângulo e a bola média simbolizando o número 0 e do lado esquerdo formou o 3.
Em 1996, o logotipo surgiu cheio de brilho e esse brilho foi tirado do logotipo em 2000.
Com os 40 anos em 2005, veio a marca branca e o número 4 junto, simbolizando os 40 anos, e em 2008, já é mais atual, e a esfera média, para Hans Donner, o logotipo parece sorrindo, mas o formato central tem a ver com a alta definição e a tela ser mais larga.

Cobertura

São, ao todo, 122 emissoras (sendo 5 emissoras próprias e 117 emissoras afiliadas), além da transmissão no exterior pela TV Globo Internacional e de serviço mediante assinatura no país.
A Globo é transmitida em áreas metropolitanas através de um número de estações de propriedade e operadoras, incluindo a Globo-RJ (Rio de Janeiro), a Globo-SP (São Paulo), Globo-DF (Brasília), Globo-MG (Belo Horizonte) e a Globo-NE (Recife). A programação também é levada para outras regiões do Brasil por 147 redes afiliadas, de propriedade de empresas de terceiros. A Rede Globo através de sinal terrestre cobre 98,53% do território do Brasil, além de cobrir seu sinal por cabo através de todas as afiliadas, e também por TV paga via satélite, em parceria com as principais afiliadas, além de ter cobertura 100% nacional através de antena parabólica.[2]

Distribuição internacional

A Rede Globo Internacional opera canais de televisão por satélite em todo o mundo, inclusive nas Américas, Oceania, Europa, Oriente Médio, África e Japão, trazendo uma mistura de entretenimento, notícias e programação esportiva provenientes dos canais TV Globo, GNT, Globo News, Canal Viva, Canal Futura e SporTV para brasileiros e outras pessoas que falam português (lusófonos). Duas fontes distintas alimentam a programação internacional ao vivo e diretamente para os telespectadores do mundo a partir do centro da rede de transmissão localizado no Rio de Janeiro, a TV Globo Internacional Europa/África/Oriente Médio e a TV Globo Américas/Oceania.[29] Um terço da TV Globo Internacional Ásia é originária do Japão pelo IPC[30] e baseia-se em material gravado no início do dia da TV Globo Américas/Oceania, que é repetido em uma programação mais apropriada para o fuso horário do Extremo Oriente. Desde 2007, a TV Globo também opera um canal premium que se origina a partir de Lisboa, Portugal, chamado TV Globo Portugal. A TV Globo Portugal é diferente da alimentação da TV Globo na Europa devido a acordos contratuais com outras redes de televisão portuguesas, principalmente a SIC, que detém primeiro direitos para usar parte da programação da TV Globo, como as novelas.
A TV Globo Internacional nos Estados Unidos é feita tanto pelo serviço de satélite (Dish Network, DirecTV) (que também oferece o canal da Globosat de futebol brasileiro Premiere Futebol Clube) e por cabo (Comcast em Miami, Boston e New Jersey; RCN em Boston e Atlantic Broadband em Atlanta). No Canadá, está disponível através de Rogers Cable e pela NexTV, serviço de IPTV. No México e em outros países latino-americanos pode ser vista no satélite SKY.[31]
A TV Globo Internacional é transmitida na Austrália e na Nova Zelândia através da UBI World TV.

Internet

Globo.com é o portal de internet da empresa e tem uma grande biblioteca de vídeos históricos, além de fornecer parte do conteúdo atual gravado, noticiários de TV ao vivo e shows especiais, como o Big Brother Brasil. Também difundiu os jogos da Copa do Mundo FIFA de 2006 em 480i e 480p. O portal também oferece acesso aos produtos de grande conglomerado de mídia como revistas, jornais e rádio ao vivo. O domínio atraiu pelo menos 1,8 milhões de visitantes anualmente, até 2008, segundo um estudo do Compete.com[32] e, atualmente, é classificado como o 87º site mais acessado no mundo, segundo o Alexa.[33]

Controvérsias

Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto.

Compra da TV Paulista

Em 1955, o proprietário da TV Paulista, Oswaldo Ortiz Monteiro decidiu vender a sua emissora as Organizações Victor Costa pertencente ao empresário Victor Costa Petraglia, pois a emissora passava por dificuldades financeiras. Porém, Petraglia morreu antes do contrato de transferência ser assinado e então teoricamente a emissora deveria ter retornado para as mãos Oswaldo Ortiz Monteiro. Entretanto o filho de Petraglia decidiu vender a TV Paulista, mesmo sem os documentos de transferência, à Roberto Marinho, que assumiu o controle da emissora.
Outro caso misterioso, foi o incêndio ocorrido na antiga sede da TV Paulista. Suspeita-se que o incêndio teria sido criminoso, com a intenção de receber o seguro, que seria usado para a expansão da emissora.[carece de fontes]
Na década de 1990, depois da a morte de Oswaldo Ortiz Monteiro, sua família começou a investigar a fraude na compra da emissora. Uma perícia feita em 2003, descobriu que as assinaturas do contrato foram falsificadas e incluíram desde nomes de pessoas falecidas antes da transferência até o uso de máquinas de escrever que ainda não existiam na época da suposta transferência. No dia 24 de agosto de 2010, o Supremo Tribunal de Justiça considerou válida a compra de TV de São Paulo pela Globo[34].

Diretas Já!

No dia 25 de Janeiro, foi ao ar, pela primeira vez em rede, aquele que é considerado o primeiro grande comício das Diretas Já, realizado na praça da Sé, em São Paulo. Naquele dia, o telejornal exibiu reportagem de dois minutos e 17 segundos sobre o tema. No entanto, ocorreu um equívoco durante a escalada do Jornal Nacional, 25 de Janeiro é também o dia do aniversário da Cidade de São Paulo, e por conta de um suposto erro técnico, o apresentador do Jornal Nacional acabou anunciando as comemorações dos 430 anos da Cidade de São Paulo, ao invés de Diretas Já, a emissora recebeu críticas que diziam que não havia sido uma falha técnica, mas sim uma manipulação de dados.

Influência nas Eleições de 1989

A emissora é acusada de ter ajudado a eleger o candidato Fernando Collor de Mello nas eleições de 1989, através da manipulação de trechos do último debate de Collor contra Lula.[35]
Foi feito duas reportagens sobre o debate do dia 14 de dezembro de 1989.Uma delas foi no Jornal Hoje e outra foi no Jornal Nacional, sendo essa a mais polêmica.A primeira reportagem foi criticada por causa que ela mostrou um grande equilíbrio e a segunda reportagem por favorecer Fernando Collor.[35]
O PT moveu uma ação no Supremo Tribunal Federal contra a Globo.O PT queria que novos trechos do debate fossem colocadas como direito de resposta, mas o pedido foi negado.[35]

Caso NEC

Em dezembro de 1986, depois que o então ministro das Comunicações, Antônio Carlos Magalhães, ter ajudado a Rede Globo pela empresa NEC, a Rede Globo deu em troca do acordo bem-sucedido, tornar-se afiliada pela Globo, o que ocorreu em janeiro de 1987, um mês depois do acordo. O acordo finalizado foi noticiado na época pela imprensa brasileira (até a própria Globo e a Bahia) inicialmente como legal.[36]
Porém, quando a TV Bahia deixou inesperadamente a Rede Manchete pela Globo em janeiro de 1987 (o que gerou processo dos proprietários da TV Aratu contra os da TV Bahia, mas que terminou três dias depois, com que Bahia ficasse com a Globo e a Aratu com a Manchete), gerou polêmica na Bahia e o acordo NEC-Rede Globo ficou sob suspeita.
As suspeitas desse acordo só se tornou a torna com as primeiras denúncias de corrupção do Governo Collor em 1992, noticiado pela imprensa baiana (não ligada à Família Magalhães) e a brasileira.

Muito Além do Cidadão Kane

Em 1993, o Channel Four, uma rede de TV Britânica, produziu um filme que conta a história da Rede Globo de Televisão e as ações sombrias no país até o ano de 1990.[37] O documentário foi proibido no Brasil desde 1994, graças a uma ação judicial movida por Roberto Marinho. Atualmente existem poucas cópias em circulação no Brasil, além de versões piratas circulando pela internet, como no site Youtube.[37] O filme conta com a participação de alguns artistas, políticos, e especialistas como Luiz Inácio Lula da Silva, Chico Buarque, Leonel Brizola e Washington Olivetto. O documentário jamais esteve no circuito de cinemas brasileiros e a exibição que ocorreria no Museu de Arte Moderna (MAM), do Rio de Janeiro, foi proibida pelo então presidente da República, Itamar Franco.[37]
O título original é "Beyond Citizen Kane".[37] Ele teve origem no personagem de Orson Welles, Cidadão Kane ou Charles Foster Kane, criado no final da década de 1940, como protótipo do magnata dono de um império de comunicação. O personagem Cidadão Kane, por sua vez, foi criado por Wells para o filme sobre William Randolph Hearst, magnata da comunicação nos Estados Unidos.[37]
O documentário é dividido em 4 partes:
  • Na primeira parte ele mostra a relação entre a Rede Globo de Televisão e o período militar, no qual se vê fatos sociais que ocorreram no país em decorrência do governo.
  • Na segunda parte apresenta o acordo firmado entre a Rede Globo e o Grupo Time-Life.
  • Na terceira parte evidencia-se o poder do proprietário da Rede Globo, Roberto Marinho. Mostra também o suposto apoio da Rede Globo à saída dos militares do poder, na figura do candidato à presidência da República Tancredo Neves.
  • Na quarta parte, tida como a mais importante e reveladora do filme, mostra-se às claras os envolvimentos ilegais e mecanismos manipulativos utilizados pelas Organizações Globo em suas obscuras parcerias para com o poder em Brasília. Contudo, o documentário não apresenta fontes primárias, apenas entrevistas.[37]
Recentemente esse documentário teve seus direitos de exibição adquiridos pela Rede Record.

Direito de resposta de Leonel Brizola

Em 15 de março de 1994, a Rede Globo colocou no ar durante o Jornal Nacional direito de resposta obtido pelo então governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, após dois anos de disputa judicial.[38] Brizola havia entrado na Justiça contra a Globo em 1992, depois que o Jornal Nacional de 6 de fevereiro daquele ano divulgou trechos do editorial que seria publicado no dia seguinte pelo jornal O Globo, intitulado "Para entender a fúria de Brizola". O governador do Rio, que queria impedir a emissora de transmitir o desfile carioca das escolas de samba daquele ano era acusado pelo editorial de O Globo de sofrer "declínio da saúde mental" e de "deprimente inaptidão administrativa". Na resposta que foi ao ar, lida pelo locutor Cid Moreira, Brizola dizia não reconhecer na Globo "autoridade em matéria de liberdade de imprensa" e que a emissora teve "longa e cordial convivência com os regimes autoritários e com a ditadura de 20 anos que dominou nosso país". Brizola dizia ter sido "apontado como alguém de mente senil". Na sequência, argumentava: "Ora, tenho 70 anos, 16 a menos que meu difamador, que tem 86 anos. Se é este o conceito que tem sobre os homens de cabelos brancos, que os use para si".

O Escândalo do Papa-Tudo

Com a finalidade de concorrer com a Tele Sena de Silvio Santos, a TV Globo em parceria com o então banqueiro Arthur Falk lançou no início da década de 1990 um título de capitalização chamado Papa-Tudo, que tinha César Filho como apresentador e Xuxa Meneghel como garota-propaganda.
A venda deste tele-bingo era igual à Tele Sena: O comprador adquiria o título em casas lotéricas e correios e caso não fosse contemplado poderia resgatar metade do valor pago após um ano ou comprar um novo título pela metade do preço.
Entretanto, chegou uma ocasião em que os prêmios pararam de ser pagos, culminando com a prisão de Arthur Falk pelo crime de estelionato, entretanto, ninguém da Rede Globo foi responsabilizado.

Eleições de 2006

Houve várias críticas à forma como a Globo fez cobertura das eleições, principalmente quanto a uma atenção exagerada a indícios negativos em relação ao PT, fato que levou a emissora a fazer, internamente, um frustrado abaixo-assinado[39] para tentar defender-se das críticas e de reportagem da revista CartaCapital.[40] Mais tarde, Rodrigo Vianna, ex-jornalista da emissora, divulga carta aberta em que critica várias das posturas da emissora, dando sua visão de como os processos se davam internamente e criticando o abaixo-assinado interno da emissora.[41]

Rede Diário fora das parabólicas

Em 25 de fevereiro de 2009, feriado de Cinzas, a Rede Diário, emissora paralela à TV Verdes Mares (Afiliada à Rede Globo em Fortaleza), deixou de ser transmitida pelas antenas parabólicas (que chegava toda América do Sul e parte do Caribe) e as afiliadas que a tinha em quase todo o Brasil, pegando seus telespectadores de surpresa que tentaram a assistir nas parabólicas e nas afiliadas que passaram a transmitir outras redes a partir naquele dia.
A Rede Diário passou ser transmitida apenas no Ceará e estados vizinhos, com 29 operadoras de TV por assinatura.
Nas semanas que se seguiram a saída da Rede Diário o fim das transmissões foi logo associado à Rede Globo (através de pressões à TV Verdes Mares) e uma nota controversa da Globo em que afirmava que a Diário "é uma afiliada da Rede Globo", pois a Rede Diário vencia outras redes rivais da Globo, incluindo a própria Globo (que perdia uma grande fatia da audiência da Diário).
A mesma situação viveu o canal de satélite Amazonsat, de propriedade da Rede Amazônica, que entre os anos de 1988 a 2004 podia ser captado em parabólicas analógicas em canal aberto, porém a partir de 2004 o sinal foi codificado e somente pode ser captado por parabólicas com receptor digital através da aquisição de cartão com o código para decodificação.

Eleições 2010

A Rede Globo volta a ser novamente acusada de interferir nas eleições presidenciais. Em 18 de abril de 2010, a emissora lança no Fantástico uma campanha de comemoração pelos seus 45 anos da rede, que aconteceu em 26 de abril desse ano. O logotipo da emissora aparece ao lado o número quarenta e cinco, incluindo frases de atores da emissora, falando frases do jingle como "todos queremos mais". Em determinado trecho da peça, os atores falam: "Todos queremos mais. Educação, saúde e, claro, amor e paz. Brasil? Muito mais".
Segundo o Deputado Federal do Paraná e secretário de Comunicação do Partido dos Trabalhadores, André Luís Vargas Ilário, o jingle embutiria, de forma disfarçada, propaganda favorável à José Serra, candidato a presidente pelo PSDB, concorrente do PT. Na mensagem, embutida no "45", o número do PSDB, e em frases do jingle como "todos queremos mais", o que de acordo com os petistas, seria uma referência ao slogan "o Brasil pode mais" dito por Serra no lançamento de sua pré-candidatura.
Logo no primeiro dia de veiculação do institucional dos 45 anos, a TV Globo tirou do ar a campanha. A emissora afirma que o filme foi criado em novembro de 2009, quando "não existiam nem candidaturas muito menos slogans, mas a Rede Globo não pretende dar pretexto para ser acusada de ser tendenciosa e está suspendendo a veiculação do filme."[42]
O colunista Luís Nassif, no entanto, contestou a justificativa da emissora,[43] afirmando que a campanha teria sido gravada em 14 de abril, três dias depois que Serra lançou a pré-candidaura, apontando para isso notícias do próprio portal da Globo.com.[44][45][46][47][48][49]

Monopólio de transmissão em eventos esportivos

A Rede Globo é frequentemente acusada de monopólio às transmissões esportivas, principalmente ao Campeonato Brasileiro desde 1999. As transmissões passaram para os canais de TV por assinatura pertecente às Organizações Globo e na SKY (na qual a Globo tem participação).
Na verdade, esse monopólio (que começou aos poucos no início dos anos 90) só foi facilitado graças ao lançamento das primeiras operadoras de TVs por assinaturas no Brasil, coincidindo também às desistências às principais redes concorrentes, SBT, Record, Gazeta, Manchete (hoje RedeTV!) e Bandeirantes para esses eventos esportivos, sob alegação de custos às transmissões e baixa audiência.
Depois disso, com esses direitos dados à Organizações Globo, configurava a prática de cartel, que impedia outras redes transmitir as partidas, já que até então os canais das Organizações Globo eram únicas a transmitir e dividia as transmissões a algumas redes concorrentes (principalmente Bandeirantes e RedeTV!).
Em 20 de outubro, depois de 10 anos de tentativas, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), obrigou que a Globo desistisse a preferência em transmitir partidas de futebol do Campeonato Brasileiro e o Clube dos 13 (grupo que reúne 20 grandes times do futebol brasileiro, mas é chamado Clube dos 13) a se comprometer a oferecer pacotes diferentes de divulgação para cada tipo de mídia (TV aberta, TV fechada, pay per view, internet e celular), a partir dos campeonatos de 2012 a 2014.[50][51][52][53]


Expansão

Em 1966, a TV Globo chegou ao estado de São Paulo[2] com a aquisição do canal 5 que, desde 1952, funcionava como a TV Paulista, de propriedade das Organizações Victor Costa. Em 5 de fevereiro de 1968, foi inaugurada a terceira emissora, em Belo Horizonte, e as retransmissoras de Juiz de Fora e de Conselheiro Lafaiete, além de um link de micro-ondas que ligava o Rio de Janeiro a São Paulo.
Em 1968, Roberto Marinho adquiriu a geradora de Minas Gerais, a TV Globo Minas.[1]
As primeiras emissoras afiliadas à Rede Globo foram a TV Triângulo (Rede Integração de Uberlândia), a TV Gaúcha (RBS TV Porto Alegre), no ano de 1967, a TV Anhanguera (Rede Anhanguera), em 1968 e a TV Guajará, em 1969. Também em 1969 no Ceará começou a entrar em testes a TV Verdes Mares, que foi inaugurada no dia 31 de janeiro de 1970 em Fortaleza. A TV Verdes Mares começou a sua transmissão no canal 10, onde se mantém até hoje, no sistema analógico, e no canal 33 da televisão digital.

[editar] Acordo com a Time-Life

Em 1962, um acordo assinado entre Time-Life e as Organizações Globo, holding de Roberto Marinho, proporcionou a Marinho o acesso a um capital em torno de 6 milhões de dólares, o que lhe garantiu recursos para comprar equipamentos e infraestrutura para a Globo. Em troca, Time-Life teria participação em 30 % de todos os lucros auferidos pelo funcionamento da TV Globo. Como comparação, a maior TV brasileira na época, a TV Tupi, tinha sido construída com um capital em torno de US$ 300.000.
O acordo foi considerado ilegal, pois a Constituição Brasileira naquela época proibia qualquer pessoa ou empresa estrangeira de possuir participação em uma empresa brasileira de comunicação. O acordo foi investigado por uma CPI em 1967. Como uma tentativa de legalizar o acordo, mencionava-se claramente nos termos deste acordo que a Time-Life ou Time Inc. não tinha o direito de participar ou de interferir na administração da Globo. Na prática, Time-Life possuía grande influência dentro da Globo: Joseph Wallach, o ex-diretor da Time-Life na Califórnia, se tornou um diretor executivo dentro da Globo.[3][4]

[editar] O início

Sede da Rede Globo em São Paulo.
A Santa Missa em seu Lar foi criada em 2 de maio de 1965, sendo assim o programa mais antigo em exibição pela emissora.
O início da TV Globo como uma rede de emissoras afiliadas por todo o país se dá a partir de 1969 quando entrou no ar o "Jornal Nacional", primeiro telejornal em rede nacional, ainda hoje transmitido pela emissora e líder de audiência nacional.[1] O primeiro programa foi apresentado por Hilton Gomes e Cid Moreira.
Em 1970, transmitiu pela primeira vez a Copa do Mundo, vencida pelo Brasil. Grande parte das "inovações" impostas na grade de programação e na forma de produção dos programas foi obtida graças à contratação de profissionais oriundos da TV Excelsior (cuja concessão fora cassada pelo Governo Militar no mesmo ano) e que já operava com muitos dos parâmetros utilizados pela Rede Globo para criar seu "Padrão Globo de Qualidade".
Em 21 de abril de 1971, entrou no ar a TV Globo Brasília, no canal 10, apresentando uma partida do Vasco contra o Flamengo (ao vivo do Rio de Janeiro) e o programa Som Livre Exportação. No mesmo dia, entrou no ar o vespertino "Jornal Hoje", no ar até hoje e único telejornal vespertino exibido pela rede, ao contrário das concorrentes.
Sede da Rede Globo em Brasília
Em 1972 foi inaugurada a TV Globo Recife. Também naquele ano a Globo participou do pool de emissoras que efetuou a 1ª transmissão nacional e oficial em cores, junto com as concorrentes Tupi, Record, Bandeirantes entre outras. A televisão mostrou a abertura da Festa da Uva, em Caxias do Sul, em 19 de fevereiro.
Sede da Rede Globo no Rio de Janeiro.
Em 31 de março (dia da inauguração do sistema de televisão em cores no Brasil), a TV Globo exibiu o especial "Meu Primeiro Baile", o primeiro programa da televisão brasileira inteiramente gravado em cores.
Em 1973, estreou o "Globo Repórter", no ar até hoje. No mesmo ano, entrou no ar o programa "Fantástico", também líder de audiência e ainda hoje transmitido aos domingos.
Em 28 de abril de 1974, passou a ser transmitido em cores. Em 1977 toda a programação da emissora passa a ser a cores. Em 1982 a emissora implantou a transmissão via satélite.
A dupla Walter Clark e José Bonifácio, que mais tarde seriam chamada de Boni & Clark, alusão ao Bonnie e Clyde, seriam também responsáveis pelos ganhos das afiliadas da TV Difusora (São Luís, Maranhão em 1972) e a TV Ajuricaba (Manaus, Amazonas, em 1974), ambas da TV Record.
Em 1975, a Rede Globo foi forçada pelo Governo Federal, na época do Regime Militar, a não exibir o Roque Santeiro, com 34 capítulos gravados. No lugar, foi colocada a reprise da novela Selva de Pedra de 1972. Em 1985, com o fim do regime e a censura, com a posse do governo civil, a nova versão da novela voltou ser gravada e exibida com sucesso. No mesmo ano, estreava Caso Especial, que entrava no ar semanalmente (abril-dezembro) e manteve no ar até 1995. A Sessão da Tarde também estreou neste mesmo ano, e está no ar atualmente.
A partir de 1976 é o momento em que a Globo começa a construir o que seria chamado de "Padrão Globo de Qualidade", em que o horário nobre é preenchido com duas novelas de temática mais leve, encaixadas por telejornais curtos e sintéticos (o atual Praça TV e o Jornal Nacional), uma telenovela de produção nobre e com enredo mais forte, que seria chamada a partir de então de "novela das oito" (atual "novela das nove") e a partir das 22h uma linha de shows, filmes ou o "Globo Repórter" (antes a linha de shows começava às 21h15, posteriormente às 21h30), sempre com bastante regularidade de horário e programação. Este padrão nada mais é do que a chamada "grade fixa", tanto na vertical (sequência dos programas no dia), quanto na horizontal (respeito à sequência ao longo dos dias da semana), orquestrada por Walter Clark e José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (mais conhecido como "Boni") em 1960, antes responsáveis pela programação da extinta TV Excelsior. A grade fixa é utilizada pela Globo nos dias de hoje fielmente, exceto aos verões nos horários de shows após as 22h, que são substituídos por minisséries, reprises de filmes e o Big Brother Brasil atualmente. O padrão seria decisivo para a conquista da liderança de audiência, pois, no final da década de 1970, as duas grandes redes, a Rede de Emissoras Independentes e a Rede Tupi, estavam se deteriorando por falta de recursos e estratégia, e a Rede Bandeirantes não havia crescido o suficiente nessa época, sobrando apenas a Globo como uma alternativa de certa qualidade, somada à estreia das novas sessões de cinema, o Festival de Inverno e a Sessão de Gala.
Em 1977, a rede é também forçada pelo mesmo Governo Federal a não exibir a novela Despedida de Casado, sendo substituído por outra novela. No mesmo ano, a rede estreia Os Trapalhões, considerado o programa de humor de maior tempo no ar.
Em 1978, a emissora transmite a Copa do Mundo de 1978. Após o encerramento do evento esportivo, estreou o Globo Esporte, o programa esportivo no ar até hoje, e tem a faixa Bom Domingo, com as atrações: Som Brasil, Concertos para a Juventude, Operação Resgate, O Bem-Amado, Balança Mas Não Cai, Alerta Geral, Fantástico, A Festa é Nossa, Os Trapalhões, Dallas, O Planeta dos Homens, Geração 80, Chico Total, Esporte Espetacular e Globo Gente.
Outra estreia foi o Domingo Maior, a segunda sessão de filmes exibido pela Globo. A cada ano a Rede Globo programa mudanças em sua grade de atrações.
O programa já estreou Alerta Geral. exibido na Sexta Super, Bom Domingo e Domingo Global, entre 1979 e 1984, apresentado por Cid Moreira (1979-1981), Francisco Cuoco (1981-1982) e Armando Bogus (1982-1984), uma das atrações musicais que marcaram essa semana no Brasil e no mundo.

[editar] Década de 1980

Em 1980, estreava o Globo Rural, no comando de Carlos Nascimento. Neste mesmo ano, ia ao ar o programa TV Mulher. Em julho desse mesmo ano, era fechada a Rede Tupi de Televisão, e boa parte do elenco da Tupi, ira à Rede Globo (e a maioria se encontra até hoje na emissora).
Em 1981, Viva o Gordo faz o tom de comédia na Globo, muitas vezes com mensagens contra o governo. E também foi reprisada os programas Globo Cor Especial, O Homem de Seis Milhões de Dólares, Grandes Nomes, Saudade Não Tem Idade, O Bem-Amado, Show do Mês, Brasil Pandeiro, Aplauso, Casal 20, Disco Show, Globo de Ouro, Duro na Queda e Chico City, exibido na Terça Nobre em 1982.
Em 1982, entra no ar o infantil Balão Mágico, que permaneceu no ar até 1986.
Em 1983, estreavam o Bom Dia Praça, o Bom Dia Brasil, o Praça TV e o Vídeo Show, no ar até hoje. No mesmo ano, a novela Guerra dos Sexos, conhecida pelas suas cenas muito engraçadas. Ou na Sexta Super e Terça Nobre, com as grandes atrações: Saudade Não Tem Idade, Brasil Pandeiro, Grandes Nomes, O Planeta dos Homens, Show do Mês, Disco Show, Geração 80, Primeira Exibição, Chico City, Globinho, O Bem-Amado, Aplauso, Globo de Ouro, Alerta Geral, Casal 20, Operação Resgate, Chico Anysio Show, Duro na Queda, Os Gatões, Batalha dos Astros, Globo Cor Especial, O Homem de Seis Milhões de Dólares, A Festa é Nossa e Disneylândia, exibidos em 1983.
Em 1984, estrearam as novelas Amor com Amor se Paga e Vereda Tropical. No mesmo ano, também estreia o Supercine nas noites de sábado.
Em 1985, entra no ar Armação Ilimitada, e a novela Roque Santeiro. No mesmo ano, também estreava o Corujão, nas madrugadas de segunda a domingo.Também em 1985, é anunciado a criação do Criança Esperança, substituindo o SOS Nordeste.
Em 1986, estreia o programa infantil Xou da Xuxa, sob apresentação da Xuxa, e a série Anos Dourados. No mesmo ano, teve lugar a primeira edição do Criança Esperança, dedicado à campanha do menor carente, dentro do especial que comemorou os 20 anos de Os Trapalhões. O primeiro show do Criança Esperança, teve direção de Victor Paranhos e supervisão geral de Walter Lacet, com apresentação de Renato Aragão, Artistas Diversos e Todo O Grande Elenco da Rede Globo.
Em 1988 estreia a sessão semanal de filmes Tela Quente, que só exibe filmes inéditos. No mesmo ano é levada ao ar a novela Vale Tudo, um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira.
Em 1989, estreava a novela Que Rei Sou Eu? e o programa Domingão do Faustão. No mesmo ano também entrava no ar a sessão Temperatura Máxima, que antes só exibia na terça-feira, mudou para o domingo no ano de 1990.

[editar] Década de 1990

Em abril de 1990, estreia às 20h, a novela Rainha da Sucata, escrita por Sílvio de Abreu.
Ainda em 1990, estreou, no horário das 18h, Barriga de Aluguel, escrita por Glória Perez,
Substituindo Rainha da Sucata, no final de outubro entra no ar a novela Meu Bem, Meu Mal, escrita por Cassiano Gabus Mendes, e tinha a estreia de Fábio Assunção na TV.
Em 1991,A Rede Globo lança no Brasil a série americana Os Simpsons produzido pela FOX,na programação da 17h30 até 18:30 da tarde.
Em 1991, estreava no horário nobre a novela O Dono do Mundo, que não teve muita repercussão devido a concorrência acirrada com o SBT, que exibia a novela mexicana, Carrossel. Além disso a trama registrava índices inferiores a novela das 19 horas, Vamp, que foi um grande sucesso, especialmente entre o público jovem. Também em 1991 foi criada a Globosat que estreou com quatro canais direcionados à TV paga.
Em junho de 1991, estreia a minissérie O Sorriso do Lagarto, escrita por Walter Negrão e baseada no livro de João Ubaldo Ribeiro.
Também, em 1991, ocorre o primeiro Plantão da Globo, boletim extraordinário da emissora. Apesar disso, o embrião do boletim surgiu em 1982, como Plantão JN.
Ainda em 1991, estreava a novela Felicidade, no horário das 18 horas,que além do sucesso e a alta audiência, foi a primeira novela da emissora a ter uma mulher na direção geral: Denise Saraceni, e marcando a volta de Manoel Carlos às novelas, pois estava afastado da emissora, desde o término de Sol de Verão, em março de 1983.
No início de 1992, estreia o grande suceeso do horário das 20h: Pedra sobre Pedra, escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn.
Em 1992, transmite as Olimpíadas de 1992 e faz cobertura sobre os escândalos de corrupção do Governo Federal, tendo ocorrido à época o impeachment de Collor.
Em fevereiro de 1993, Glória Pires protagoniza como as gêmeas Ruth e Raquel o remake de Mulheres de Areia, no horário das 18h,escrita por Ivani Ribeiro e dirigida por Wolf Maya.
Em março de 1993,estreava Renascer, novela exibida ás 20h, escrita por Benedito Ruy Barbosa.
Em 19 de abril de 1993, estreava o programa infantil TV Colosso, no lugar do Xou da Xuxa, onde aparecem marionetes de cachorros que mantém a emissora no ar pela manhã do mesmo nome do programa com desenhos infantis. Apesar do sucesso e inúmeros pedidos dos fãs para manter atração no ar, a rede mantém no ar até 1997. Nesse mesmo dia, a Globo inova e transmite o primeiro telejornal da Rede em São Paulo, o Jornal da Globo, que passava a ser apresentado por Lillian Witte Fibe.
Em maio de 1993, estreava o Programa Xuxa, comandado por Xuxa, com diversas diferenças em relação ao Xou da Xuxa, o programa voltado para toda a família, o objetivo da apresentadora que queria utilizar uma linguagem diferente com crianças o que não agradou, pois ficou no ar somente cinco meses.
Em novembro de 1993, abusando da realidade fantástica, estreou no horário das 20h, Fera Ferida, um grande sucesso, escrito por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn.
Em 1994, a rede transmite Copa do Mundo dos Estados Unidos, onde acompanhou o tetracampeonato da seleção brasileira, depois de 24 anos de espera. Neste ano Xuxa volta a comandar um programa, o Xuxa Park, exibido aos sábados das 8-11hs55, o que marca á volta da apresentadora á TV brasileira e ao público infantil, depois de meses investindo em sua carreira internacional, além do fracasso do Programa Xuxa.
Em abril de 1994, Ivani Ribeiro volta a escrever um grande sucesso, o Remake de A Viagem no horário das 19h. No ano seguinte, Ivani morreria.
Em outubro do mesmo ano, substitundo A Viagem, entra no ar Quatro por Quatro, que tinha Letícia Spiller e Marcello Novaes, um grande sucesso como o casal Babalu e Raí, na trama de Carlos Lombardi.
Em 1995, em comemorações de 30 anos da emissora, Globo estreou Malhação (no lugar da Escolinha do Professor Raimundo, que registrava baixa audiência). Nesse mesmo ano, o programa humorístico Os Trapalhões saía do ar após 18 anos de muito sucesso na história da televisão brasileira.
Em março de 1995, substituindo o fracasso de Pátria Minha, Sílvio de Abreu põe mistério no grande sucesso de A Próxima Vítima, no qual tinha um Mistério: quem era o assassino da história, no qual ele usava um Opala preto para assassinar alguns personagens, na reprise, exibida em 2000,a emissora mudou o assassino da história.
Regina Duarte comemora seus 30 anos de carreira e de presente ganha um grande papel: a protagonista Helena da novela História de Amor, escrita por Manoel Carlos, que fez grande sucesso no horário das 18 horas.
Veio também o Festival 30 Anos. O Plim Plim dos intervalos dos filmes ganhou vinhetas animadas feitas por cartunistas famosos como Ziraldo, Chico Caruso, Millôr , e Borjalo. Mensagens de cidadania, dicas de prevenção à Aids e à dengue foram alguns dos temas abordados nas animações, que tinham duração de 30 segundos. No mesmo ano, exibe reportagens (como aconteceu em outras redes) sobre a controversa Chute da Santa, que aconteceu num programa religioso da Rede Record, ocorrido na madrugada de 12 de outubro.
No final de março de 1996, entra nas noites de domingo o seriado Sai de Baixo, que faz a Globo reassumir a liderança de audiência, coisa que aconteceu pela última vez em setembro de 1991, voltando a colocar o programa Topa Tudo por Dinheiro, do SBT, na vice-liderança. O seriado começou com 26 pontos de audiência, empatando com o concorrente. Já no segundo programa, chegou a picos de 40 pontos.
Em 1996, transmite as Jogos Olímpicos de Atlanta. Em 16 de setembro, estreia o programa infantil Angel Mix. ocupando às 9–12h, horário até então reservado à TV Colosso, que ficou horário restrito entre 8–9h, mantendo-o no ar até 3 de janeiro de 1997, quando Angel Mix ocupa o horário. Nesse mesmo ano, a Rede troca os apresentadores de seus telejornais. Luiz Carlos Braga entregou o comando do Bom Dia Brasil a Renato Machado e Leilane Neubarth, com Carlos Monforte falando diretamente de Brasília e Chico Pinheiro de São Paulo. William Bonner e Cristina Ranzolin, entregaram o Jornal Hoje para Fátima Bernardes. William Bonner e Lillian Witte Fibe assumiram os postos de Cid Moreira e Sérgio Chapelin, respectivamente, Lillian deixou o Jornal da Globo para Mônica Waldvogel e o Fantástico passou a ser apresentado por Pedro Bial. Por conta disso, a emissora recebeu fortes críticas. Em 2 de abril de 1997, entra no ar o Planeta Xuxa, programa voltado para jovens.
Em 1997, o Domingão do Faustão começa a perder audiência pela primeira vez para o Domingo Legal, apresentado pelo apresentador Gugu no SBT. Na verdade, o Domingo Legal era exibido no meio-dia (com duração de 4 horas), passou a ser às 15 horas. No mesmo ano, enfrenta um forte concorrente, o programa Ratinho Livre, apresentado por Carlos Massa, o Ratinho, nas noites de segunda às sextas pela Rede Record. A novela Por Amor, até então exibida por uma hora entre 20hs30-21hs30, passa ter duração de uma hora e meia, devido ao programa concorrente. No final do ano, o Terça Nobre é extinto.
Em 1998, a novela Torre de Babel, sucessora de Por Amor, perde sistematicamente ao Ratinho Livre, devido as cenas de violência e de sexo explícito. Entretanto após algumas mudanças no enredo, os índices da novela voltaram a subir, em função da troca de Ratinho da Record pelo SBT. Por conta das derrotas, a rede retira do ar a série Plantão Médico e o programa Brasil Legal e altera a programação da noite. No mesmo ano, a rede transmite a Copa do Mundo da França.
Em julho do mesmo ano, Xuxa entra em licença-maternidade, o Planeta Xuxa é substituído por inúmeros artistas que se revezavam no comando do programa, enquanto que o Xuxa Park é substituído pelo programa Xuxa 12 Anos com Você. A apresentadora volta da licença em novembro.
Em 1999, entra no ar a novela Suave Veneno, que substituiu Torre de Babel, mas diferentemente da antecessora, que conseguiu driblar a concorrência, a trama não teve a mesma sorte e detém até hoje o título de menor audiência dentre as novelas do horário das 20hs. No mesmo ano entra no ar o Samba, Pagode & Cia, exibido nas tardes de sábado. Mas o programa é o maior fracasso do ano da emissora, perdendo para concorrentes e é extinto em menos de 4 meses. A rede coloca no ar Garotas de Programa (que apesar do título, nada tem a ver com a prostituição) mas logo o tira do ar em função da baixa audiência. Aos domingos, a emissora coloca no ar o seriado Sandy & Júnior, tendo a dupla como protagonista.
No mesmo ano, entra no ar Muvuca aos sábados, mas a mudança para quarta-feira (em motivo da grande audiência da estreia do Caldeirão do Huck), concorrendo diretamente aos programas Ratinho e Leão Livre, provoca a extinção em 2000. Para combater o crescimento desses programas, a rede produz e exibe a novela Terra Nostra, com sucesso de audiência.

[editar] Década de 2000

[editar] 2000

Em 2000, a emissora completa 35 anos, mas fez uma série de especiais sobre os 50 anos da televisão no Brasil, chamados de TV Ano 50.
Em 22 de abril, a rede passa a transmitir o festival Brasil 500 Anos, iniciado em 1998, em comemoração aos 500 anos da descoberta do Brasil, com diversos políticos, entre eles os presidentes Fernando Henrique Cardoso (do Brasil) e Mário Soares (de Portugal), apesar dos indígenas e setores ligados aos partidos de esquerda tentarem sabotar o evento.
Em abril, estreia o Caldeirão do Huck, com a apresentação de Luciano Huck que estava na Rede Bandeirantes, comandando o H, e mais dois apresentadores assistentes, Emílio Surita e Marcos Chiesa (que saem do programa mais tarde). Neste mesmo mês estreiam na emissora dois novos programas comandados por apresentadores que estavam no SBT: o Programa do Jô comandado por Jô Soares e o Altas Horas, com Serginho Groisman (os dois programas nas madrugadas de segunda a sábado). Os programas estão no ar até hoje.
Em 2000, a Rede Globo lança a série americana Uma Família da Pesada, produzida pela FOX, nas madrugadas de sábado para domingo da 01:30 até 02:30.
Em junho entra a novela Laços de Família, protagonizada por Vera Fischer, que abordou temas como a prostituição e a leucemia, através da personagem de Carolina Dieckmann, portadora da doença. Graças a personagem o número de doadores de medula cresceu, graças ao merchandising social. Apesar dos trunfos, em novembro de 2000, a emissora é obrigada a pagar multa de R$ 30 mil à Justiça do Estado do Rio de Janeiro, por exibir menores em situações impróprias na novela, culminando na saída temporária do elenco infantil e pré-adolescente, dentre eles a atriz Júlia Almeida, filha do autor da novela Manoel Carlos, na época com 16 anos, que mais tarde retornava a novela.
O primeiro reality show brasileiro, No Limite, vai ao ar no final do mês de julho. O episódio do dia 13 de agosto chamou a atenção do público em uma prova em que os participantes tiveram que comer olhos de cabra.
Em setembro, devido ao fuso horário e os programas, transmite apenas na madrugada, as Olimpíadas de 2000, da Austrália.

[editar] 2001

Em janeiro, estreia a minissérie Os Maias, baseada na obra de Eça de Queiroz, protagonizada por Fábio Assunção e Ana Paula Arósio, apesar do horário tardio, a minissérie teve boa aceitação por parte da crítica especializada. No dia 11 de janeiro, ocorre um incêndio no estúdio F onde ocorria a gravação do último bloco do Xuxa Park e após o ocorrido, o programa é retirado da grade de programação da emissora.
Em março, estreia a novela Estrela-Guia, de Ana Maria Moretzsohn, protagonizada pela cantora Sandy, que ficou apenas três meses no ar e manteve boa audiência no horário das seis da tarde.
Em abril, entra no ar todos os domingos, Sociedade Anônima, programa comandado por Cazé Peçanha. O programa é um fracasso de audiência e é retirado do ar no último domingo de maio. Nesse mesmo mês, estreia às quintas-feiras o seriado A Grande Família, que ganhou destaque na programação por suas diferentes histórias, diferentes da sua primeira versão - de 1972 - mantendo-se no ar até hoje.
Em junho vai ao ar as sextas-feiras após o Globo Repórter, o humorístico Os Normais, que é baseada nas desventuras e reviravoltas de um típico casal. O programa contava a história do casal Rui e Vani, vividos por Luiz Fernando Guimarães e Fernanda Torres. As cômicas situações vividas pelo casal, fizeram bastante sucesso, além de ter uma linguagem ágil e de fácil entendimento. Devido a sua considerável repercussão, o programa permaneceu no ar até 2003.
Em agosto estreia a minissérie Presença de Anita, baseado no romance de Mário Donato e escrita por Manoel Carlos. Durante sua exibição, a minissérie causou polêmica, por conta das constantes cenas de nudez e de sexo, protagonizadas pela então estreante Mel Lisboa, que protagonizou a minissérie. Mesmo com todas as críticas, a minissérie foi um grande sucesso de público e crítica, sendo vendida para vários países. Em setembro de 2002, a minissérie foi reprisada.
Em 11 de setembro, a emissora interrompe a programação infantil e transmite o maior atentado da história dos Estados Unidos, os Ataques de 11 de setembro, chegando a cancelar os telejornais locais e o Globo Esporte, mas exibe o Jornal Hoje. A rede transmite nos telejornais todos os dias o desenrolar dos atentados, dos bombardeios dos Estados Unidos contra o Afeganistão, quando houve queda do regime Taliban e a posse do novo governo, até meados de 2002.
Em 1º de outubro vai ao ar a novela O Clone, que abordava a clonagem humana, dependência química e a cultura islâmica, de uma forma muito bem-sucedida. A história protagonizada por Giovanna Antonelli e Murilo Benício, foi a responsável por popularizar as danças árabes, costumes e pelos bordões como o de Dona Jura, interpretada por Solange Couto: Né brinquedo não!. O sucesso da novela não ficou restrito apenas ao Brasil: em vários países a trama fez um sucesso estrondoso. Fazendo inclusive com que a trama fosse uma das mais vendidas em todo mundo, consagrando a autora Glória Perez e o diretor da novela Jayme Monjardim.
Em 12 de outubro, estreia a segunda versão do Sítio do Pica-Pau Amarelo, desta vez mais evoluído, e sua primeira versão havia sido transmitida em 1977 á 1986, a segunda versão durou até 2007.
Em novembro, o programa Fantástico, perde pela primeira vez a liderança absoluta no horário (20-22hs), em 25 anos, para o reality show Casa dos Artistas, exibido pelo SBT, provocando processo da Globo contra SBT, alegando que é uma cópia do Big Brother Brasil (que seria exibida em janeiro de 2002).

[editar] 2002

No fim de março, é exibido o último episódio do Sai de Baixo, apesar de ser uns dos maiores sucessos pela Globo na década de 1990. O horário do programa humorístico é ocupado pelos filmes do Domingo Maior. Em várias afiliadas, após o Fantástico, é exibido programas regionais ao estilo do Fantástico (como o Tele Domingo na RBS TV gaúcha), sob autorização da direção da Rede Globo, deixando o Domingo Maior ser apresentado uma hora mais tarde, fora de sincronia em relação às outras afiliadas da Globo que não exibem programa local.
No mesmo ano, a rede transmite com exclusividade a Copa do Mundo de 2002, vencida pelo Brasil, ao conquistar o pentacampeonato. Apesar dos jogos serem transmitidos nas madrugadas, registra umas das maiores audiências da história da emissora, acima de 85 pontos e picos de 92, segundo o IBOPE.
Em junho estreia a novela Esperança, que por causa do enredo muito semelhante ao de Terra Nostra e o início do horário político, fizeram os índices de audiência despencarem. Além disso, o autor da trama Benedito Ruy Barbosa estava doente e precisou deixar de escrever a novela. O autor Walcyr Carrasco concluiu a novela durante a ausência de Benedito.
Em outubro do mesmo ano, a Rede Globo apresenta o show da dupla Sandy & Junior como especial de dia das crianças no estádio do Maracanã, com público de 70 mil pessoas com média de 18 pontos no IBOPE. No final do mês, após o fim do Planeta Xuxa e da parceria com Marlene Mattos, Xuxa volta ás manhãs diárias ao estrear o programa infantil Xuxa no Mundo da Imaginação

[editar] 2003

Em 7 de janeiro, a emissora leva ao ar a minissérie A Casa das Sete Mulheres. Baseada no romance de mesmo nome da escritora gaúcha Letícia Wierzchowski, a minissérie retratava a cultura gaúcha e a Revolução Farroupilha. Durante a sua exibição conseguiu altos índices de audiência, a ponto de ser reapresentada três anos depois, novamente com sucesso.
Em 17 de fevereiro, estreou a novela Mulheres Apaixonadas, escrita por Manoel Carlos e dirigida por Ricardo Waddington. A novela protagonizada por Christiane Torloni, Tony Ramos e José Mayer, abordou temas polêmicos como a violência contra a mulher, homossexualidade, maus tratos a idosos e desarmamento. Sendo que durante a novela foi ao ar uma cena envolvendo os personagens dos atores Tony Ramos e Vanessa Gerbelli que são atingidos por uma bala perdida. A cena teve grande e péssima repercussão no Brasil e no exterior, fazendo com que o congresso nacional, colocasse em pauta a lei do desarmamento. Com todos esses temas a novela conseguiu com bastante êxito, e recuperou os índices de audiência perdidos com a novela Esperança.
Na tarde de 20 de março, a emissora exibe um plantão noticiando a Guerra do Iraque, interrompendo parte da programação daquele dia.
Em 24 de março, estreou a novela Agora É que São Elas no horário das seis, de Ricardo Linhares. Inicialmente a novela foi duramente criticada por causa da escalação do elenco e pelo seu enredo fraco. Entretanto, com algumas mudanças na história, houve um crescente aumento na audiência da novela, fazendo com que a mesma chegasse a 30 pontos de julho até seu final.
Em 29 de abril, a emissora apresenta a nova versão do seriado Carga Pesada, sucesso entre 1979 e 1981, estrelada por Antônio Fagundes e Stênio Garcia. Inicialmente apresentada às terças-feiras e, um ano depois às sextas-feiras. O seriado conseguiu uma boa repercussão durante os quatro anos em que ficou no ar.
No dia 5 de maio, estreou no horário das sete, a novela Kubanacan, de Carlos Lombardi. A novela causou polêmica por conta das constantes cenas de nudez, sexo e violência, bastante incomuns para o horário das sete da noite. Mesmo com todos esses problemas, a trama foi espichada e se tornou um dos grandes sucessos do horário.
Em 27 de maio, estreava o reality show O Jogo, apresentado por Zeca Camargo. O programa misturava suspense e ficção, onde 12 participantes tinham que solucionar um crime ocorrido em uma vila fictícia e concorrer a um prêmio de R$ 250 mil reais. Os episódios eram exibidos às terças-feiras, substituindo temporariamente o seriado Carga Pesada até o dia 29 de julho. Contudo, a resposta do público foi negativa e o programa não teve a audiência esperada pela emissora.
Em 12 de julho, a emissora exibe o especial Tributo a Leandro em homenagem ao cantor Leandro da dupla sertaneja Leandro & Leonardo morto em 1998. Gravado em Goiânia e apresentado pelo jornalista Chico Pinheiro, teve a participação de vários artistas, dentre eles o parceiro Leonardo.
Em 6 de agosto, o dono e presidente das Organizações Globo, Roberto Marinho, falece aos 98 anos em um hospital no Rio de Janeiro. A morte do empresário teve grande cobertura da emissora, bem como de suas concorrentes. Os três filhos de Marinho assumem o comando da emissora.
Em 8 de setembro, estreou a novela Chocolate com Pimenta, no horário das seis. Escrita por Walcyr Carrasco e dirigida por Jorge Fernando, a trama ambientada na década de 1920 se caracterizou principalmente, pela comédia rasgada e pelas situações cômicas vivenciadas pelos personagens da novela. Todos esses ingredientes fizeram com que a novela se tornasse um dos maiores sucessos do horário das seis nos anos 2000.
Em 3 de outubro, a emissora deixa de exibir o seriado Os Normais, que estava sendo exibido desde 2001, nas noites de sexta-feira.
Em 13 de outubro, começa a ser exibida no horário das oito, a novela Celebridade, escrita por Gilberto Braga e dirigida por Dennis Carvalho. A novela protagonizada por Malu Mader, Fábio Assunção, Cláudia Abreu e Marcos Palmeira retratava a busca pela fama, a ambição desenfreada provocada pelo excesso da mesma, além de um assassinato misterioso no meio da novela. O autor da trama utilizou alguns atributos já realizados em suas novelas anteriores e que surtiram efeito principalmente nos índices de audiência, um dos maiores dos anos 2000.
Em 17 de outubro estreia o sitcom Sexo Frágil que era exibida nas noites de sexta-feira. Baseada na peça O Homem Objeto do escritor Luís Fernando Veríssimo, revelou o talento dos atores Lázaro Ramos e Wagner Moura, que posteriormente fariam papéis de destaque nas novelas da emissora. O seriado retratava com bom humor, a visão dos homens sobre o universo feminino, além da relação entre eles.
Em 18 de novembro, estreou nas noites de terça-feira, o programa Cena Aberta, que exibia adaptações literárias que misturavam os bastidores do programa a própria história. Foram 4 episódios exibidos até o dia 9 de dezembro.
Em 16 de dezembro, a emissora começa a exibir os Especiais de Fim de Ano, começando pelo especial Papo de Anjo, com Dan Stulbach e Cláudia Jimenez.
Em 21 de dezembro, é exibido o episódio-piloto de A Diarista. Escrito por Glória Perez e protagonizado por Cláudia Rodrigues. O sucesso do especial, fez com que virasse atração fixa da emissora em 2004.
Em 28 de dezembro, é exibido o episódio-piloto de Sob Nova Direção. Assim como A Diarista, o programa virou atração fixa da emissora em 2004.

[editar] 2004

A rede transmite as Olimpíadas de 2004, o que levou a emissora alterar a programação, especialmente durante a tarde.
Ainda em 2004, estreia o Praça TV 2ª edição para antenas parabólicas, o Brasil TV, gravado no estúdio do RJTV e exibido em todos os lares que tem uma antena parabólica. Antes do Brasil TV, desde 2001, era exibido para as antenas parabólicas o SPTV.
No final do mês junho, estreia no horário nobre a novela Senhora do Destino, a maior audiência de novelas da Globo e do Brasil da década de 2000.
Neste mesmo ano estreiam as séries A Diarista e Sob Nova Direção, ambas as séries foram especiais de final de ano em 2003.

[editar] 2005

Neste ano foi ao ar a novela América, com Debora Seco de atriz principal. A emissora completa 40 anos e, em comemoração, transmite o jogo amistoso entre Brasil contra a Guatemala (que coincidentemente, marcou a despedida de Romário da Seleção Brasileira).
A Rede Record, como resultado de pesados investimentos em 2004, passa a a competir diretamente com a programação da Rede Globo, nas áreas de teledramaturgia, jornalismo e entretenimento, chegando a tomar em diversos horários a tradicional vice-liderança do SBT (o que não ocorria desde 1999) e de outras redes.
Antigos funcionários e celebridades que trabalhavam na Rede Globo passaram a trabalhar na Record. A Record passou a usar o slogan "A caminho da Liderança" (abandonado em 2008, provavelmente por não ter alcançado a liderança em pouco tempo) e desde então é a emissora que mais cresce no país.
No mesmo ano, telejornais da emissora fizeram as denúncias de práticas de corrupção de dirigentes do Partido dos Trabalhadores, no Escândalo do Mensalão.
Neste mesmo ano a jornalista Ana Paula Padrão deixa a Rede Globo, após 5 anos à frente do Jornal da Globo, para assinar com SBT.
Em 30 de maio, William Waack e Christiane Pelajo estreavam o novo Jornal da Globo em substituição a Ana Paula Padrão.
Em agosto, a afiliada TV Verdes Mares, faz uma das maiores reportagens da rede, cobrindo o roubo do Banco Central de Fortaleza. O fato foi noticiado em todos o telejornais da Globo, principalmente o Jornal Nacional.

[editar] 2006

Na noite do dia 20 de fevereiro, a banda de rock irlandesa U2 tocou para um público de mais de 70 mil pessoas no Estádio do Morumbi, na cidade de São Paulo e foi transmitido para todo o Brasil pela Rede Globo. No dia seguinte, dia 21, novo espetáculo para público semelhante no mesmo local, desta vez sem transmissão pelas redes de televisão aberta. Bono disse aos fãs, no segundo dia de show, que aquela era "a nossa festinha particular", já que o primeiro show foi transmitido para todo o país.
Em junho a emissora transmite com exclusividade a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha.
Em 10 de julho estreou a novela Páginas da Vida, na faixa das 21 horas, escrita por Manoel Carlos, trazendo no elenco a atriz Regina Duarte interpretando a personagem Helena. Também no elenco destacou, pela primeira vez na teledramaturgia brasileira, a atuação de uma menina portadora de Síndrome de Down, que interpretava a menina Clara. Em 15 de julho a novela foi duramente criticada pelo depoimento de uma senhora que revelou ter "acordado toda molhada" após um sonho erótico que tinha como fundo musical uma música de Roberto Carlos.[5]

[editar] Sequestro e Vídeo do PCC

Na manhã do dia 12 de agosto de 2006, em meio a uma onda de ataques promovidos pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) desde maio, o repórter Guilherme Portanova e o técnico Alexandre Coelho Calado foram levados por homens armados quando saíam de uma padaria próxima à sede da emissora.
Libertado na mesma noite, o técnico levava consigo um DVD que continha um manifesto do PCC e que deveria ser exibido em plantão ainda naquela noite, como condição para libertar o repórter. Horas antes, os retratos falados dos suspeitos haviam sido exibidos no Jornal Nacional.
Após consultar órgãos internacionais de segurança,[6] a Rede Globo decidiu exibir o vídeo. À 0h28min de domingo, entrou no ar um plantão para o estado de São Paulo apresentado por César Tralli (interrompendo a sessão de filme exibido pela emissora, o Supercine) que durou 3min36s, com a mensagem do PCC. Entretanto, a Globo cortou uma introdução onde eram mostradas armas de guerra, dinamites, granadas e coquetéis molotov.[7]
Lida pelo integrante da facção, a mensagem trazia críticas ao sistema penitenciário, pedindo revisão de penas, melhoria nas condições carcerárias, e posicionando-se contra o Regime Diferencial Disciplinado (RDD). O plantão com a exibição do vídeo deu 21 pontos de audiência na Grande São Paulo, segundo o Ibope.
No final da noite de domingo, quase 24 horas após a exibição do vídeo, os criminosos soltaram o repórter em uma rua do Morumbi.
Curiosamente, desde os primeiros ataques do PCC em meados de maio, a Globo nunca mais citou o nome da facção. Em vez disso, referia-se à como "facção criminosa que age dentro dos presídios paulistas", por exemplo, possivelmente uns dos motivos do sequestro da equipe da rede.

[editar] 2007

Em 2007, a Globo alterou suas operações analógicas com o propósito de construir uma produção televisiva em alta definição para a televisão digital.
Em março, estreia no horário das oito a novela Paraíso Tropical, de Gilberto Braga. Em seu início, enfrentou alguns problemas de audiência por causa das cenas de prostituição abordadas na novela. Após alguns ajustes feitos pelo autor, a novela se tornou um grande sucesso.
Em junho, estreia no horário das sete a novela Sete Pecados, de Walcyr Carrasco.
Em julho, a emissora transmite os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, dedicando grande parte de sua programação ao evento.
Em agosto, a emissora transmite a série que já foi piloto em 2005, Toma Lá, Dá Cá protagonizada por Adriana Esteves, Miguel Falabella, Arlete Salles, Diogo Vilela, Fernanda Souza, Alessandra Maestrini e Marisa Orth. A série substituiu A Diarista nas noites de terça-feira.

[editar] 2008

Em fevereiro, vai ao ar o último capítulo de Sete Pecados sendo substituída por Beleza Pura de Andréa Maltarolli.
A novela Duas Caras, foi substituída pelo novela A Favorita que durou entre junho à janeiro de 2009 com índices muito baixos em comparação as produções anteriores, foi a pior estreia de todos os tempos (35 pontos no IBOPE), devido a Rede Record exibir o último capítulo de Caminhos do Coração (23 pontos no IBOPE), mas acabou relativamente bem com a média geral de 40,75 pontos no ibope.
Em agosto, a TV dos Vales (hoje InterTV dos Vales) que antes era afiliada da Rede Record, no Leste de Minas torna-se afiliada da Rede Globo, no lugar da TV Leste, afiliada à Globo por 21 anos.
Em setembro, a novela Beleza Pura foi substituída por Três Irmãs de Antonio Calmon protagonizada por Cláudia Abreu, Giovanna Antonelli e Carolina Dieckmann. A novela mostrava o mundo do surf e da praia, no horário das 7. A novela foi um fracasso no Ibope tendo baixos índices.
Em outubro, a novela Ciranda de Pedra foi substituída por Negócio da China de Miguel Falabella e protagonizada por Grazi Massafera, Fábio Assunção e Ricardo Pereira, no horário das 6 com protagonista de origem asiática. Fábio Assunção passou por problemas pelo uso de drogas durante as gravações da novela e o ator Ricardo Pereira substitui-o como protagonista.
Em dezembro a sitcom Toma Lá, Dá Cá não foi exibida por causa da microssérie Capitu, que foi exibida na quarta-feira logo após a novela A Favorita.
Nesse mesmo ano exibe as três séries que foram exibidas como episódios pilotos na faixa especiais de fim de ano do ano anterior Guerra & Paz, Casos e Acasos e Faça sua História, em novembro a série Guerra & Paz foi substituída por Ó Paí, Ó.

[editar] Rede Fuso

Em 8 de abril de 2008, a Rede Globo, forçada pelo Ministério da Justiça a reclassificar a novela Duas Caras, iniciou as transmissões da chamada Rede Fuso para os estados brasileiros que têm 1 hora a menos de diferença em relação ao horário de Brasília.
A Rede Fuso possui horários diferenciados em relação à programação dos outros estados brasileiros que têm o mesmo horário de Brasília, como a transmissão do Praça TV 2ª Edição, que nestes estados é colocado no ar logo após a novela da faixa das 18 horas e antes do Jornal Nacional, o Praça TV 1ª Edição que vai ao ar logo após o Jornal Hoje e o Bom Dia Praça que vai ao ar logo após o Bom Dia Brasil.
A Rede Fuso funciona de 2ª a sábado, não havendo transmissões aos domingos, em razão da programação de domingo terem classificações livre e 10 anos pelo Ministério da Justiça.
Vale ressaltar que os programas apresentados ao vivo direto da sede da Rede Globo no Rio de Janeiro (Big Brother Brasil, Mais Você e Vídeo Show), com a diferença de horário nos estados pertencentes à Rede Fuso, aparecem com uma tarja localizada logo acima do logo da emissora com a palavra GRAVADO cobrindo a palavra AO VIVO, em virtude desses programas não serem transmitidos em tempo real. Nesses estados, os únicos programas apresentados em tempo real são o Bom Dia Brasil, o Globo Esporte, o Jornal Hoje e o Jornal Nacional.
Às quartas-feiras, dia de jogos de futebol ao vivo, a emissora para a transmissão das novelas das faixas das 19hs e das 20hs, a fim de iniciar as transmissões das partidas dentro dos horários pré-determinados. A novela das 19h costuma ser muito afetada por causa da Rede Fuso, isso porque os jogos de quarta-feira são ao vivo e, a novela das 20h entra ao ar mais cedo, sendo assim, os capítulos duram menos de 30 minutos, e geralmente não acabam na mesma parte que a versão dos outros estados, e as partes finais do capítulo de quarta, são exibidas como partes iniciais do capítulo de quinta.
Os estados que recebem sinal da Rede Fuso, da Rede Globo são: Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Excepcionalmente, durante o período de vigência do Horário Brasileiro de Verão, as emissoras da Região Nordeste e as emissoras dos estados do Pará, Amapá e Tocantins transmitem para seus respectivos estados o sinal da Rede Fuso.Enquantos os outros não utilizam a Rede Fuso.

[editar] 2009

As séries Faça sua História e Casos e Acasos deixaram de ser exibidas no fim de 2008.
Em 5 de janeiro estreou a minissérie Maysa - Quando Fala o Coração, dirigida por Jayme Monjardim. Diretor da Globo, ele leva ao ar na emissora o grande projeto de sua vida: uma minissérie de nove capítulos sobre a turbulenta vida de sua mãe (1936-1977), a cantora Maysa (vivida pela atriz estreante Larissa Maciel), estrela da música brasileira de carreira internacional, celebrizada pela interpretação de "Meu Mundo Caiu", entre outros grandes sucessos do samba-canção e da bossa nova.
Em 19 de janeiro, estreou a nova novela das oito Caminho das Índias, de Glória Perez. Estreando com audiência abaixo do esperado, a novela recuperou bons índices de audiência na segunda metade da trama. Atuaram Juliana Paes, Rodrigo Lombardi, Márcio Garcia, Christiane Torloni, Tony Ramos, Maitê Proença, Humberto Martins entre outros.
Em 16 de março estreou a regravação de Paraíso no horário das seis, de Benedito Ruy Barbosa. A novela estreou com baixíssimo índice de audiência, porém voltou a recuperar bons índices no horário das 18 horas.
Em 13 de abril, estreou a novela Caras & Bocas, no horário das sete, de Walcyr Carrasco. A novela obteve excelentes índices de audiência impulsionando inclusive a audiência do Jornal Nacional, melhorando dessa forma o Ibope da faixa das 19 horas que vinha em crescente queda. No mesmo dia, o Jornal da Globo inaugurou novo cenário.
Em 16 de abril estreou a série Força-Tarefa, quinta-feira, após A Grande Família e no dia seguinte, 17 de abril, Tudo Novo de Novo na sexta-feira após Globo Repórter. Força-Tarefa é uma série policial que traz no elenco Murilo Benício, Milton Gonçalves e vários outros atores de peso.
O foco de Força-Tarefa, com direção geral de José Alvarenga Jr. e textos de Fernando Bonassi e Marçal Aquino, trará uma equipe composta por sete policiais que utilizam a estratégia e a inteligência para desvendar crimes cometidos por outros policiais.
Retratar a família contemporânea. Esse é o desafio de Tudo Novo de Novo, série que a Rede Globo estreou no dia 17 de abril, logo após Globo Repórter. Com redação final de Lícia Manzo, supervisão de texto de Maria Adelaide Amaral e direção geral e de núcleo de Denise Saraceni, o programa traz para a ficção a discussão sobre o atual desenho da família brasileira.
Em 16 de maio a apresentadora do Esporte Espetacular Mylena Ciribelli deixa a emissora e assina contrato com a Rede Record. A apresentação do programa passa a ser com Luís Ernesto Lacombe, Cristiane Dias e Luciana Ávila.
No dia 7 de junho após o Fantástico, estreou o Reality Show Jogo Duro que durante a sua exibição revelou-se fiasco em audiência, perdendo sucessivamente para o reality-show A Fazenda, da Rede Record. Jogo Duro é um produto da Endemol, que é uma produtora holandesa especializada em formatos para a TV. Com sua estreia a Globo reativa sua linha de shows após o Fantástico, que estava extinta desde o fim do Big Brother Brasil 9 e do Faça sua História.
No dia 26 de junho, o Globo Repórter exibe um especial sobre Michael Jackson, que morreu aos 50 anos no dia anterior.
A série Os Feiticeiros de Waverly Place estreou na TV Globinho no dia 29 de junho. A primeira temporada é exibida de segunda a sexta, por volta das 11h30m aproximadamente. (Nota: Na Globo MG , a série é transmitida de 11h50m ás 12h15m.)
No dia 7 de julho ocorreu a estreia da minissérie Som & Fúria, produção da Globo em parceria com a O2 Filmes. O programa é uma adaptação da série canadense Slings and Arrows e retrata os bastidores de uma companhia de teatro que interpreta obras de William Shakespeare. No elenco estão nomes como Débora Falabella, Antônio Fagundes, Dan Stulbach, Andréa Beltrão, Daniel de Oliveira e Maria Flor.
Ainda no mês de julho, a Rede Globo reformula a Central Globo de Jornalismo, que passa a se chamar Direção Geral de Jornalismo e Esporte (DGJE), aglutinando as atividades tanto da área jornalística quanto da área esportiva.
No dia 11 de julho a Rede Globo transmitiu o show especial dos 50 anos de carreira do cantor Roberto Carlos, diretamente do Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O especial foi exibido em HDTV, e em som digital 5.1 canais O Especial Roberto Carlos - 50 anos teve direção de núcleo de Roberto Talma e direção geral de Mário Meirelles. Cerca de 800 profissionais da Rede Globo estiveram envolvidos no projeto, no qual foram usados 250 mil watts de som e 3 megawatts de iluminação totalmente computadorizada.
Em 20 de julho estreou a série Ger@l.com, mostrando adolescentes conectados com o mundo da música e da Internet, em 5 capítulos. A série estreou (às 11hs30-12hs) com Ibope satisfatório, porém nos capítulos seguintes perdeu sucessivamente a audiência para a Rede Record e para o SBT, chegando a deixar a Rede Globo em terceiro lugar no Ibope.
No dia 30 de julho tem a volta do reality show No Limite, exibido diretamente de Flecheiras, uma cidadezinha a mais de duas horas de Fortaleza, no Ceará, o programa tem a direção de núcleo de José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, e a apresentação de Zeca Camargo. O reality show de ação e convivência conta com 20 participantes vindos de diferentes regiões do Brasil, divididos em duas tribos de 10 integrantes cada, que disputam o prêmio final de R$ 500 mil. O programa, ao contrário das três edições exibidas semanalmente, registra baixa audiência, dividida com o reality A Fazenda, da Rede Record, e até com redes SBT, Bandeirantes e RedeTV! e sai do ar em setembro.
No dia 31 de julho estreou a série Decamerão - A Comédia do Sexo dirigida por Jorge Furtado e com roteiro de Guel Arraes, Carlos Gerbase e Adriana Falcão; a série conta com a participação de Lázaro Ramos, Drica Moraes, Leandra Leal, Daniel de Oliveira, Deborah Secco, Edmilson Barros, Fernanda de Freitas e Matheus Nachtergaele no elenco. A atração é inspirada nos contos de Giovanni Bocaccio, autor italiano, onde mostra a depravação da sociedade do século XIV.
Em 17 de agosto, o programa Vídeo Show, apresentado por André Marques, Luigi Baricelli, Giovana Tominaga, Fiorella Mattheis e Ana Furtado, completou a marca de 5000 programas exibidos.
Em 24 de agosto, a novela Alma Gêmea volta a ser exibida na sessão Vale a Pena Ver de Novo, substituindo assim a reprise de Senhora do Destino que emplacou excelentes marcas de audiência no horário vespertino da emissora.
Em 27 de agosto, a emissora anunciou que irá transmitir os Jogos Olímpicos de 2016 em TV aberta juntamente com a Rede Bandeirantes e a Rede Record, porém mantém a exclusividade de transmissão nos canais fechados. No dia 2 de outubro, a emissora transmitiu em link ao vivo, dentro do Jornal Hoje, o anúncio da cidade do Rio de Janeiro como cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
Em 28 de agosto, estreia, sob o comando de Fernanda Lima, o programa Amor & Sexo, cujo propósito será abordar temas ligados a sexualidade. Os temas, propostos pelo público e pelos convidados, serão sempre direcionados a relacionamentos, não podendo faltar, como o título já informa, amor e sexo.
Em 31 de agosto, o Jornal Nacional inaugurou novos cenários e nova abertura após um período de reformas na redação do telejornal. William Bonner e Fátima Bernardes ganharam nova bancada e novos computadores. Todas as mudanças fazem parte das comemorações dos 40 anos do telejornal.
Em 14 de setembro, estreia a novela Viver a Vida, de Manoel Carlos. A trama é a décima primeira novela do autor na emissora e, assim como nas outras, também aborda relações humanas, a alma feminina e o cotidiano. O tema principal da novela é superação.
A série Drake & Josh, estreou na TV Globinho, em 28 de setembro.
Aline, série baseada nos quadrinhos de Adão Iturrusgarai estreou em 1º de outubro. No final do ano passado, a personagem já havia aparecido em um especial de fim de ano e agora volta para mais sete episódios. Na série, a personagem interpretada pela atriz Maria Flor tem dois amores, vividos pelos atores Pedro Neschling e Bernardo Marinho.
Em 4 de outubro estreou Norma, protagonizado por Denise Fraga. O programa traz Denise como a personagem que dá nome à série: uma pesquisadora insegura e emotiva. Norma estudou psicologia para entender melhor a si mesma. Sem acreditar no seu potencial, acabou terminando a faculdade casada com Claudio (Cássio Gabus Mendes) e mãe da adolescente Ana (Samya Pascotto), atualmente com 16 anos. O programa é um fiasco da audiência e provoca queda de audiência no horário (a Globo ficou no 4º lugar) e é cancelado e tem a última exibição em 18 de outubro.
Em 5 de outubro estreou a novela da faixa das 18hs, em substituição à novela Paraíso, a novela Cama de Gato. A trama, ambientada no Rio de Janeiro, é protagonizada por Gustavo (Marcos Palmeira), um perfumista que venceu na vida e transformou-se num homem arrogante e infeliz e Rose (Camila Pitanga) uma mulher pobre e batalhadora que ajuda Gustavo. Na mesma data estreou a série Sagrado, na qual a diversidade religiosa terá espaço na programação da TV Globo e do Canal Futura, uma coprodução das duas emissoras. A série vai discutir um tema atual por semana, mostrando a visão e o entendimento de cada religião a respeito de assuntos muitas vezes polêmicos como violência urbana, liberdade de expressão, sexualidade, novas famílias, entre outros.
Em 28 de outubro, a Rede Globo renovou contrato de transmissão dos campeonatos de voleibol junto à FIVB, garantindo assim a transmissão de partidas como o Campeonato Mundial de Vôlei (masculino e feminino), os Mundiais de Vôlei de Praia, a Liga Mundial, o Grand Prix e as outras competições oficiais até 2018.
Em 5 de novembro o programa matinal Mais Você, comandado por Ana Maria Braga, comemorou 10 anos de existência na Rede Globo, porém o programa perdeu 44% de sua audiência desde que estreou na grade da emissora, em 2000, segundo dados consolidados do Ibope.
Em 13 de novembro reestreou O Pai Ó com uma nova temporada em 4 episódios às sextas-feiras, logo após Globo Repórter.
Em 15 de novembro reestreou Por Toda Minha Vida com especial Cazuza. No Dia 26 de novembro, exibe a história de Claudinho.
Em 23 de novembro a novela Caminho das Índias, de autoria de Glória Perez, foi eleita a melhor telenovela na edição do prêmio Emmy Internacional 2009. A cerimônia de premiação ocorreu em Nova York.
No dia 8 de dezembro, com investimento aproximado de R$ 500 mil por capítulo, a Globo estreou, logo após o Casseta & Planeta, a minissérie Cinquentinha, tendo nos principais papéis, Suzana Vieira, Marília Gabriela, Betty Lago e Maria Padilha, com texto de Aguinaldo Silva e direção de Wolf Maya. A história gira em torno de três mulheres que lutam por uma herança.
Em 13 de dezembro a Globo reestreou Ger@l.com, que já tinha sido exibida em julho com baixíssimo desempenho em audiência, porém a reestreia também não surtiu efeitos na audiência, deixando a Globo em segundo lugar no Ibope.
Na noite de Natal, dia 25 de dezembro, a Globo transmitiu Roberto Carlos Especial 2009, com participações de Ana Carolina, Calcinha Preta, Daniel e Dira Paes.
Em publicidade, a Rede Globo faturou em 2009 R$ 7 bilhões, o que corresponde a 73,5% de toda a receita publicitária da TV aberta brasileira.[8]

[editar] Década de 2010

[editar] 2010

Em 1º de janeiro, a emissora cobre totalmente o soterramento da Pousada Sankay e de residências próximas a ela, localizadas em Ilha Grande, litoral do município de Angra dos Reis e também do Morro da Carioca, localizado no Centro do município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. Também foi feita menção ao alagamento e desmoronamento de áreas na cidade do Rio de Janeiro (Baixada Fluminense) e de municípios localizados no Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, todos provocados pelas fortes chuvas que atingiram toda a Região Sudeste do país.
Em 4 de janeiro, estreia a minissérie Dalva & Herivelto - Uma Canção de Amor. Sucesso do rádio nas décadas de 1930 e 1940, o cantor foi vivido por Fábio Assunção, enquanto Maria Fernanda Cândido e Ellen Roche encarnaram algumas de suas amantes. A cantora Dalva de Oliveira foi interpretada por Adriana Esteves. A minissérie teve apenas 5 capítulos.
Em 5 de janeiro, a Globo Minas entra na TV por assinatura Via Embratel.
Em 11 de janeiro, estreia a nova novela das 19h, Tempos Modernos de Bosco Brasil, tendo como protagonistas Fernanda Vasconcellos, Antonio Fagundes e Thiago Rodrigues e como antagonistas Grazi Massafera e Guilherme Weber. A novela conta a história de ex-casais que ainda sofrem por uma paixão, guerra familiar por amor (e para alguns, por dinheiro), disputas amorosas vividas por personagens de todas as idades (menos as crianças) e trapaças para assumir o poder sobre um gigantesco prédio inteligente localizado no centro de São Paulo.
Em 12 de janeiro, inicia a 10ª edição do Big Brother Brasil, apresentado por Pedro Bial, sob a direção geral de Boninho.
Em março vários sites anunciam a compra da série Glee, sucesso de crítica e audiência pela emissora, contradizendo o que tinha sido divulgado que o SBT exibiria a série. O que foi confirmado pela emissora em um vídeo que divulgou a novidades da emissora para 2010. Nenhuma data de exibição foi confirmada.[9] A emissora também confirma a compra da série Flash Forward e da nova temporada de 24 Horas. Também em março, foi anunciada a compra da nova temporada de Hannah Montana (3ª Temporada) e a aquisição de novas séries do Disney Channel como: Sunny Entre Estrelas, JONAS e Zack e Cody: Gêmeos a Bordo. JONAS já estreou na TV Globinho.
Em 5 de abril, ocorre uma grande mudança na grade da emissora, como já é de praxe. Estrearam Globo Mar, A Vida Alheia, Aventuras do Didi, S.O.S. Emergência, Separação?!, Os Caras de Pau e os outros programas da emissora foram reformulados, com novos cenários, quadros, etc.
Em 12 de abril, estreia a nova novela as 18h, Escrito nas Estrelas, substituindo Cama de Gato. Conta com Nathalia Dill, Jayme Matarazzo, Humberto Martins, Carol Castro, Marcelo Faria, Jandira Martini, Débora Falabella, Alexandre Nero, Zezé Polessa e Carolina Kasting entre outros, nos papeis principais.
Em 18 de abril, a emissora lança a campanha de 45 anos da emissora. A vinheta, de 30 segundos, foi suspendida na tarde do dia seguinte, por afirmações de Marcelo Branco, coordenador de internet da campanha da pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff e do Deputado Federal do Paraná e secretário de Comunicação do PT André Luís Vargas Ilário , dizendo que a Globo estaria exibindo uma campanha disfarçada para influenciar o concorrente de Dilma, José Serra (PSDB), por afirmações no comercial supostamente ligadas com o slogan do candidato do PSDB e pela legenda do partido ser de número 45, data de aniversário da emissora
Em 3 de maio, é lançada outra vinheta em seu lugar, mas sem o 45 e a vinheta de aniversário é alterada.[10]
Em 17 de maio, estreou a novela Passione, de autoria de Silvio de Abreu, cuja ambientação se dá em São Paulo e na Itália. A novela entra em substituição à Viver a Vida, na faixa das 21hs. Com Mariana Ximenes, Tony Ramos, Reynaldo Gianecchini, Maitê Proença, Daniel de Oliveira, Fernanda Montenegro entre outros.
Em 5 de Julho, a TV Globinho estreou a 1ª temporada de Zack & Cody: Gêmeos a Bordo.
Em 12 de Julho, o canal estreou a 1ª temporada da série Sunny entre Estrelas logo após a Sessão da Tarde, e só para alguns estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Em 19 de julho, houve a estreia do remake da novela Ti Ti Ti, de autoria de Maria Adelaide Amaral, baseada na obra original de Cassiano Gabus Mendes, cuja novela original foi exibida em 1985. A novela entrou na faixa das 19hs, em substituição à novela Tempos Modernos. É a primeira novela do horário a ser exibida em HDTV. Em pouco tempo, a novela recuperou a audiência perdida pela antecessora, tornando-se um sucesso. Tendo como elenco Murilo Benício, Alexandre Borges, Christiane Torloni, Ísis Valverde, Caio Castro, Tato Gabus Mendes, Marco Ricca, Malu Mader, Giulia Gam entre outros.
Em 10 de agosto, houve a estreia da série A Cura, assinada por Marcos Bernstein e João Emanuel Carneiro. Por nove episódios vamos acompanhar a saga do cirurgião Dimas Bevilláqua (Selton Mello), que retorna à sua cidade natal, Diamantina. Ainda quando criança, Dimas e sua mãe foram embora da cidade após um evento nunca explicado: Dimas foi acusado de matar um amigo de infância. Já em São Paulo, passou por diversos hospitais psiquiátricos, mas hoje é médico formado.
No período de 17 de agosto a 30 de setembro de 2010, período da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao 1º Turno das Eleições, a Rede Globo suspendeu as transmissões da Rede Fuso em todo o território nacional, fazendo com que os estados que têm 1 hora a menos em relação à Brasília assistam à programação em tempo real.
Em 23 de agosto, o Jornal Nacional inova e dá início ao projeto "JN No Ar", no qual através de uma aeronave totalmente equipada faz com que a cada dia o JN seja ancorado em uma cidade diferente do Brasil. A primeira cidade visitada foi Macapá.
No dia 5 de setembro, a TV Globo Rio perde pela primeira vez a liderança em audiência,foi a TV Record Rio que conseguiu este fator. A Record vence a Rede Globo no Rio de Janeiro em toda a média do dia, das 7h à 0h, de acordo com o Ibope. Isso significa que a Record venceu a Globo do Rio das 7h até a meia-noite pela primeira vez na história da TV Brasileira. Segundo os números do Ibope, nessa faixa horária, nenhuma outra emissora chegou sequer a empatar na liderança com a Globo em toda era da televisão brasileira no Rio de Janeiro.[11]
Em 27 de setembro,estréia a nova novela das 18hs, Araguaia, de Walther Negrão, substituindo Escrito nas Estrelas. É a primeira novela do horário a ser exibida em HDTV
No período de 8 de outubro a 29 de outubro, período da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao 2º Turno das Eleições, a Rede Globo suspendeu as transmissões da Rede Fuso em todo o território nacional, desde então os estados que têm 1 hora a menos em relação à Brasília assistem à programação em tempo real.
Em 19 de outubro,vai ao ar o primeiro episódio da série As Cariocas. A série, em cada episódio apresentava a história de uma mulher cariocas, tendo participações de atrizes consagradas da emissora como Sônia Braga, Alinne Moraes, Adriana Esteves, Paola Oliveira , Grazi Massafera, Alessandra Negrini e Deborah Secco. E o público também aproveita para matar as saudades da apresentadora Angélica, que não havia feito um trabalho como atriz na TV, desde a novela Um anjo caiu do céu, exibida em 2001.
Em 20 de outubro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), obrigou que a Rede Globo desistisse a preferência da rede em transmitir partidas de futebol do Campeonato Brasileiro e o Clube dos 13 (grupo que reúne 13 grandes times do futebol brasileiro, daí o nome do clube) a se comprometer a oferecer pacotes diferentes de divulgação para cada tipo de mídia (TV aberta, TV fechada, paper view, internet e celular), a partir dos campeonatos de 2012 a 2014. O CADE acabou a prática, que durava 13 anos, por que configurava cartel, que impedia outras redes transmitir as partidas, já que até então Globo era única a transmitir e dividia as transmissões a algumas redes concorrentes (principalmente Bandeirantes e RedeTV!). Até então, o acordo era alvo de inúmeras denúncias do Ministério Público Federal e reclamações dos telespectadores por causa dessa prática de única rede, da SKY e a Globosat a transmitir esses eventos.
Em 26 de novembro,a emissora divulga um comunicado informando que programa Casseta & Planeta, Urgente! deixará de existir em 2011. O último programa iria em dezembro.[12]
Em 29 de novembro,a emissora confirma a saída do ator Fábio Assunção do casting da novela Insensato Coração , ele iria ser um dos protagonistas da trama. Fábio já tinha até mesmo gravado cenas da novela. Em comunicado, a emissora afirma que foi o ator quem pediu para sair, alegando que "Com o início da primeira semana de gravação em estúdio, o ator avaliou que, neste momento, não teria disponibilidade necessária para cumprir a carga horária deste protagonista".[13] Não é a primeira vez que o ator abandona uma novela: ele deixou A Favorita , antes mesmo da estreia, e saiu de Negócio da China no meio da trama. Em Insensato Coração, antes mesmo de Fábio, Ana Paula Arósio também deixou o elenco da novela após faltar a gravações.Na época, a assessoria de imprensa da atriz afirmou que era uma "resolução pessoal" e que ela não se manifestaria a respeito.[14]
Em 3 de dezembro,é definido o substituto de Fábio Assunção em Insensato Coração, o escolhido foi o ator Gabriel Braga Nunes.[15]
Em 21 de dezembro,a emissora exibe depois de mais de 18 anos no ar, o último episódio de Casseta & Planeta, Urgente!.
Em 29 de dezembro,a emissora exibe às 22h10min, o primeiro filme da saga Crepúsculo na sessão Cinema Especial,mas o que mais chamou atenção dos telespectadores foi que a distribuidora do filme redublou todas as cenas. O caso ganhou protesto dos fãs de Crepúsculo no microblog Twitter. Entre as reclamações estão a tradução do nome do protagonista de Edward para Eduardo Cullen, a pronúncia errada de nomes de outros personagens e o uso de gírias brasileiras nos diálogos.[16]

[editar] 2011

Em 1º de janeiro, a emissora já começa o ano com polêmica, na posse da presidente Dilma Rousseff. A transmissão seria feita das 14h às 18h30, mas foi cortada às 17h25 para evitar que Edir Macedo, proprietário da TV Record, fosse mostrado. Na hora em que Dilma iria apertar as mãos do bispo e de outros dirigentes de sua concorrente, a Globo cortou o sinal e colocou um compilado de melhores momentos do programa Caldeirão do Huck. Na Globonews, canal de notícias das Organizações Globo, a direção da emissora rival foi mostrada rapidamente, mas Alexandre Raposo, presidente da Record, foi identificado apenas como "agente do cerimonial". Mesmo assim, o sinal foi cortado na hora do aperto de mãos entre a presidente e Edir Macedo. A Globo afirmou que não foi feito nada de propósito e que o horário fora reservado até as 18h30 por precaução, caso houvesse algum atraso. O corte já estava previsto para as 17h30. Também segundo a emissora, em 2002 foi feito da mesma forma: assim que acabou o discurso no planalto, acabou a transmissão.[17]
Em 2 de janeiro, estreia o programa Esquenta!, apresentado por Regina Casé, nas tardes de domingo da emissora.[18] O último episódio desta primeira temporada foi exibido no dia 27 de março. A segunda temporada foi exibida apenas em um episódio no dia 26 de junho deste procedente ano, com o tema de "Festa de São João".[19]
Em 3 de janeiro, a emissora promove mudanças em sua grade das madrugadas. Além da estreia de mais uma temporada da série 24 Horas após o Jornal da Globo, a emissora resolveu tirar do ar a sessão Intercine de sua programação de verão. Em seu lugar, a rede exibe a partir deste dia a sessão Corujão, que ganha uma nova edição. A sessão Intercine está no ar desde 1996, e esta até então será a primeira vez que a mesma entrará de férias na programação.[20]
Em 3 de janeiro, estreia a programação de ferias do programa infantil TV Globinho, a principal novidade é a série infantil da nickelodeon iCarly estrelado pela atriz e cantora Miranda Cosgrove muito conhecida no Brasil como Megan Parker da série Drake e Josh que foi ao ar na emissora de julho de 2009 até abril de 2010 sendo a série infantil que ficou mais tempo no ar nos últimos 5 anos, iCarly ja tinha sido exibida entre 2009 e 2010 mas somente nos estados que aderiram a Rede Fuso.
Em 5 de janeiro, a emissora divulgou os 17 candidatos que disputarão o prêmio de R$ 1,5 milhão no Big Brother Brasil 11. A décima primeira temporada do reality show estreou seis dias depois.[21]
Em 5 de janeiro, Lily Marinho, viúva de Roberto Marinho, fundador das Organizações Globo, morreu às 20h05, com 89 anos, de falência múltipla dos órgãos. Ela estava internada numa clínica da zona sul da cidade do Rio de Janeiro, desde o dia 13 de dezembro de 2010, com infecção respiratória. Duas semanas antes de falecer, Dona Lily foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desta mesma clínica.[22] O enterro aconteceu pouco depois das 12:00 do dia 6 de janeiro, no cemitério São João Batista, em Botafogo, também na zona sul do Rio de Janeiro.[23]
Em 10 de janeiro, a emissora coloca no ar a reprise da novela O Clone na sessão Vale a Pena Ver de Novo.[24]
Em 11 de janeiro, a emissora estreou a 11º (décima primeira) edição do Big Brother Brasil, apresentado por Pedro Bial, chegando ao fim no dia 29 de março.[25] No mesmo 11 de janeiro foi ao ar o primeiro episódio do especial Amor em 4 Atos. Inspirado nas canções do cantor Chico Buarque, a minissérie, de quatro episódios, a Globo exibiu até o dia 14 de janeiro de 2011.[26]
Em 12 de janeiro, a assessoria de imprensa da emissora divulga em um comunicado que a atriz Ana Paula Arósio encerrou o seu contrato e deixou a TV Globo. A iniciativa teria partido da própria atriz, que fez o pedido para se desligar da emissora no dia 20 de dezembro de 2010. Na nota, a Globo diz que "aceitou o pedido e, cumpridas as formalidades legais, considera encerrado o contrato". Em outubro de 2010, há três meses para a estreia da novela, a atriz tinha sido afastada das gravações de Insensato Coração por não comparecer às gravações que aconteciam em Florianópolis. Na época, a assessoria de imprensa da atriz afirmou que era uma "resolução pessoal" e que ela não se manifestaria a respeito.[27]
Em 17 de janeiro, estreou a novela Insensato Coração de autoria de Gilberto Braga e Ricardo Linhares trama que sucedeu a novela Passione que chegou ao fim no dia 14 de janeiro.[28] Embora suceda Passione - o que a tornaria a 75ª "novela das oito" - foi oficialmente denominada "a nova novela das nove" da emissora, sendo 1ª produção do gênero a adotar essa denominação[29][30][31][32].
Em 18 de janeiro, estreou a microssérie O Bem Amado, dividida em quatro capítulos que foi levada ao ar até o dia 21 de janeiro deste mesmo ano. A história é baseada no filme O Bem Amado de Dias Gomes e traz Marco Nanini no papel de Odorico Paraguaçu.[33]
Em 23 de janeiro, o Domingão do Faustão marcou o pior índice no Ibope da Grande São Paulo da história. Dividido em duas partes, o programa alcançou apenas 10 pontos das 15h30 às 16h45. A média do programa, juntando as duas partes, ficou em 12,2 pontos. Na primeira parte, o programa apresentado por Fausto Silva ficou empatado com a Rede Record, que exibia o programa Tudo é Possível. A segunda, exibida das 19h às 20h45, marcou 13,6 contra 10,8 do Programa do Gugu da Record. Antes, a pior audiência do Domingão havia sido 12,7 pontos, no dia 14 de fevereiro de 2010.[34]
Em 24 de janeiro, um helicóptero da emissora é atingido por três tiros na manhã deste dia na cidade do Rio de Janeiro enquanto se preparava para fazer imagens de uma operação policial no Morro da Mineira. Um dos projéteis atingiu o assoalho, o segundo, a região central e o terceiro, a cauda da aeronave, modelo Eurocopter AS350 B2.O projétil que atingiu o assoalho rompeu um cabo do sistema de controle do rotor de cauda, afetando a dirigibilidade do Globocop e obrigando o piloto Antonio Ramos a realizar um pouso forçado no Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste. Além do piloto, estavam a bordo o operador de sistemas Roberto Mello Reis e a repórter Karina Borges. Ninguém se feriu. O momento de pouso do Globocop foi capturado pela câmera do helicóptero da TV Record.[35]
Em 24 de janeiro estreou a segunda temporada da microssérie Acampamento de Férias com o título de Acampamento de férias II - A Árvore da Vida. De autoria de Renato Aragão ela foi dividida em cinco episódios que fora ao ar até o dia 28 de janeiro deste procedente ano.[36]
Em 25 de janeiro, estreou a microssérie Chico Xavier. A atração é uma extensão do filme, Chico Xavier, lançado em abril de 2010. A microssérie foi dividida em quatro episódios, terminando no dia 28 de janeiro.[37]
Em 1 de fevereiro, estreou a segunda temporada do programa Amor & Sexo.[38] O último episódio desta segunda temporada foi ao ar no dia 22 de março deste mesmo ano.
Em 3 de fevereiro, estreou a segunda temporada do seriado Aline.[39] O último episódio da temporada estava marcado para ir ao em 24 de março, mas foi encurtada e a última história foi ao ar em 3 de março. A decisão de interromper Aline foi uma estratégia de programação, porque em alguns estados a audiência registrada não foi satisfatória.[40]
Em 7 de fevereiro, após exibir as cinco temporadas anteriores, a emissora estreou neste dia, a sexta e última temporada da série Lost.[41] O último episódio foi ao ar em 2 de março deste mesmo ano.
Na madrugada de 11 de fevereiro para o dia 12 de fevereiro estreou o programa Corujão do Esporte.
Em 21 de fevereiro, a emissora estreou o programa Bem Estar apresentado por Mariana Ferrão e Fernando Rocha, além de Sandra Annemberg e Evaristo Costa, apresentadores da primeira edição do Globo Notícia, que a partir deste mesmo dia passou a ser veiculado dentro do Bem Estar.[42] É o primeiro programa diário do jornalismo da Globo a ser exibido totalmente em alta definição.
Em 25 de fevereiro, a emissora anunciou que não participará da licitação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol do triênio 2012-2014. O comunicado, emitido na noite deste dia, também diz que a empresa pretende dialogar com os clubes para chegar a um formato de disputa pelos direitos de transmissão. De acordo com a nota, a Rede Globo acredita que o modelo proposto na carta-convite enviada pelo Clube dos 13 [entidade que defende os 20 principais clubes do país e que negocia os direitos de transmissão de campeonatos como o Brasileiro com as emissoras de rádio e TV] inviabiliza "qualquer perspectiva de um retorno compatível com os investimentos na compra dos direitos".[43]
Em 21 de março, estreou a nova novela das sete, Morde & Assopra de autoria de Walcyr Carrasco e com direção de geral Pedro Vasconcelos e núcleo de Rogério Gomestrama, a novela conta com Adriana Esteves, Flávia Alessandra, Marcos Pasquim, Mateus Solano, Vanessa Giácomo, Rodrigo Hilbert, Bárbara Paz, Klebber Toledo, Elizabeth Savalla, Ary Fontoura, Caio Blat, Carol Castro, Sérgio Marone, Cissa Guimarães, Cássia Kiss, Paulo Vilhena e Suzy Rêgo nos papéis principais. A trama é sucessora da novela Ti Ti Ti que chegou ao fim no dia 18 de março.[44]
Em 3 de abril, estreou a nova programação do ano de 2011 da emissora. A informação da classificação indicativa (que é exibido segundos antes de um determinado programa entrar no ar) passou a ter a cor verde (como exemplo, "programa livre") como fundo, o logotipo do programa será exibido a seguir agora é centralizado e médio e a faixa classificativa continua onde estava, centralizada mas um pouco menor. A informação do chamado "censurado" era usado até dias antes com o fundo na cor preto, o logotipo do programa a seguir ficava ao lado direito da tela e era um pouco maior. O Aventuras do Didi voltou com a sua segunda temporada. O humorístico Os Caras de Pau também retornou para a grade da emissora neste dia. O Domingão do Faustão estreou novo logotipo, depois de anos com um tradicional. No Fantástico a novidade da revista eletrônica dominical neste dia ficou por conta da estreia do quadro Medida Certa, com ajuda de um educador físico, os apresentadores Zeca Camargo e Renata Ceribelli vão ter que reprogramar o corpo. Batendo Ponto, depois de ser lançado em 28 de dezembro de 2010 como especial de fim de ano, junto com Tal Filho, Tal Pai, Diversão & Cia e Programa Piloto, entrou para a grade da emissora neste dia 3 de abril de 2011 no formato de série, sendo exibido logo após o Fantástico.[45]
Em 4 de abril, o quadro Video Game, do programa Vídeo Show, voltou ao ar em sua décima temporada, totalmente reformulado. Com um novo cenário e a participação de celebridades e artistas, a atração resgata algumas das mais de 100 brincadeiras feitas ao longo deste período para celebrar o sucesso do quadro.[45]
Em 5 de abril, estreia a série Tapas e Beijos, uma loja de vestidos de casamento tocada por duas solteiras é o mote para a atração, com as atrizes Andréa Beltrão e Fernanda Torres, a série é a "substituta" no horário que antes era ocupado pelo Casseta & Planeta, Urgente!.[46] Neste mesmo dia, logo após Tapas e Beijos, estreia o seriado Divã, com oito episódios ele é a adptação do fime (Divã) e continuação do livro, de onde a autora Martha Medeiros parou, a série baseia-se apenas nas características dos personagens e no tema central da trama.[47] Para fechar este dia de estreias, a emissora coloca no ar a terceira temporada (como programa fixo) do jornalístico Profissão Repórter.
Em 21 de abril, o Jornal Hoje, completa 40 anos no ar,[48] na mesma data a TV Globo Brasília também completa anos de fundação.[49]
Em 24 de abril, a emissora apresentou aos seus telespectadores, no Fantástico, um filme publicitário com o seu novo slogan, depois de sete anos: "A gente se liga em você", que substitui o "A gente se vê por aqui". A nova assinatura do canal é em comemoração aos 46 anos da emissora que vira a comemorar dois dias depois.[50]
Na madrugada do dia (de domingo) 1 de maio para (segunda-feira) 2 de maio, mais precisamente às 00h27m, a emissora interrompeu a exibição do filme "A Rocha", que estava sendo apresentada na sessão Domingo Maior, e colocou o plantão de jornalismo no ar para informar que o chefe da Al Qaeda, Osama Bin Laden, fora assassinado em uma mansão perto Islamabad, capital do Paquistão, esta edição do plantão teve 01min03sgs de duração. A emissora foi a televisão aberta brasileira, dentre os cinco maiores do País, a noticiar o fato. Às 00h35m, o canal colocou novamente o telejornal extraordinário no ar, desta vez para exibir o pronunciamento do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; esta segunda edição do Plantão da Globo também foi apresentado (dos estúdios do Fantástico) por Patrícia Poeta e Zeca Camargo, este último traduzindo as palavras do presidente americano. Horas depois, ainda de madrugada, um outro plantão foi exibido, direto da redação da Globo em Nova Iorque, desta vez apresentado por Elaine Bast que informava a reação do povo americano, com muita comemoração nos principais pontos turísticos da cidade americana. Durante todo o dia de segunda-feira, 2 de maio, os telejornais da emissora dedicaram toda a sua edição para a morte do terrorista, o Jornal Nacional bateu recorde de audiência e, também neste dia, o telejornal foi exibido com trilhas sonoras especiais (trilhas veiculadas só em ocasiões especiais, como a posse do presidente da república, por exemplo), desde a escalada, passando por vinheta de ida do intervalo (a de volta não sofreu alterações) até o encerramento desta edição de 2 de maio de 2011, considerada histórica.
Em 17 de maio, pela primeira vez desde que começou ser feita a medição de audiência na TV aberta, a Rede Globo foi derrotada pela Rede Record em todos os programas matinais, e fechou a manhã, das 6h às 12h, em segundo lugar no Ibope. Na média, a Record ficou com 6,9 pontos contra 6,3 da Globo e 5,9 no SBT.[51]
Em 12 de julho, a emissora estreou a novela O Astro (em exibição de terça á sexta, às 23h), que terá só três mêses de exibição, sendo considerada uma "macrossérie" e é baseada na telenovela homônima de Janete Clair. Embora a emissora informe que fazer uma nova versão de uma novela que fez sucesso no final da década de 1970 seja uma homenagem em comemoração aos 60 anos da teledramaturgia brasileira, a imprensa diz que é uma "armadilha" da Globo para barrar o sucesso de audiência do reality-show A Fazenda, da TV Record. Nesta nova versão de "O Astro", que é escrita por Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, com a colaboração de Tarcísio Lara Puiati e Vitor Oliveira, e dirigida por Mauro Mendonça Filho, são os protagonistas: Rodrigo Lombardi, Thiago Fragoso, Humberto Martins, Regina Duarte, Aline Moraes e Henri Castelli.[52]
Em 18 de julho, a emissora estreou o novo formato do programa TV Globinho. Com novos apresentadores (Emílio Eric e Leticia Navas), o desafio é buscar unir conhecimento e diversão abordando temas que estimulem a curiosidade do público infantil. A TV Globinho, que vai ao ar de segunda a sábado, tem direção de núcleo de J.B. de Oliveira, o Boninho, e direção geral de Roberto Naar.[53]
Bom, agora se voce precisar, pode usar para trabalhos escolares...

Nenhum comentário:

Postar um comentário