quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Em meio a várias polêmicas, Mano faz convocação da Seleção Brasileira e Ronaldinho é a novidade


Mano Menezes rasgou elogios a Ronaldinho Gaúcho para justificar sua volta à Seleção  /  Divulgação/Mowa Press

A CBF informou que fará o possível para que os jogadores voltem ao Brasil a tempo de disputar as partidas da 22ª rodada. O problema é que dificilmente eles estarão em boa forma, depois de jogar na Europa e de uma longa viagem de avião.
Os jogadores que atuam no futebol brasileiro, de qualquer maneira, perderão uma rodada do Campeonato Brasileiro: a 21ª, que será nos dias 3 de 4 de setembro.


Esta será a segunda passagem de Ronaldinho pela seleção desde que Mano Menezes assumiu o cargo, e a primeira após sua volta ao Brasil - em novembro do ano passado, quando ainda estava no Milan, ele foi convocado para a partida contra a Argentina, no Qatar, mas teve atuação fraca na derrota por 1 a 0, com gol marcado por Messi nos acréscimos.

Agora em grande fase, apontado como um dos melhores jogadores do Brasileirão e destaque do Flamengo candidato ao título, Ronaldinho aparece como solução para resolver os problemas da seleção, que não consegue se dar bem, sob o comando de Mano, diante de seleções de alto nível. O único novato da lista, que nunca tinha sido chamado para a seleção principal, é Danilo, do Santos, que está servindo à seleção sub-20 no Mundial da categoria, na Colômbia, e pode jogar como volante, como preferencialmente é usado no Santos, ou lateral-direito, posição em que vem sendo escalado na seleção de base por Ney Franco.
Outros jogadores que têm nova chance, depois de não terem sido convocados, são Leandro Damião, Hulk, Marcelo e o goleiro Fábio. Destes, a principal surpresa é Marcelo, que teria se queimado com o técnico por ter enviado um e-mail ao Real Madrid dizendo que "tinha se livrado" da seleção - por engano, a mensagem chegou a um membro da comissão técnica que a mostrou a Mano.
Neymar e Ganso foram convocados, a despeito da má fase do Santos. Já jogadores em fase instável, como o goleiro Victor, do Grêmio, e o atacante Fred, do Flumininse, ficaram de fora, assim como o volante Ramires, do Chelsea, que pela primeira vez não é convocado por Mano, e o lateral-direito Maicon, da Inter de Milão.

O meia Ronaldinho Gaúcho está de volta à seleção brasileira. Nesta quinta-feira, o astro do Flamengo foi chamado pelo técnico Mano Menezes para defender a equipe no amistoso contra Gana, que será disputado no dia 5 de setembro, na cidade de Londres, no Craven Cottage Stadium. Além do vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro, outros 23 atletas fazem parte da lista.

Quem costuma acompanhar as coletivas de Mano Menezes se assustou. Sempre sereno e educado, o treinador não chegou a perder a classe, mas, talvez pela primeira vez desde que assumiu o cargo na seleção brasileira, adotou discurso mais duro ao comentar sua situação no comando do time.

Vindo de fraca campanha na Copa América e de derrota para a Alemanha em amistoso, que ampliou o seu calvário em clássicos, o técnico mostrou não estar gostando de muitos comentários que questionam os próximos adversários do Brasil.

Até o fim do ano, a seleção vai enfrentar Gana, em setembro, Costa Rica e México, em outubro, e Gabão, em novembro. Anteriormente, era esperado que Espanha e Itália duelassem com a seleção brasileira.

- Não estou preocupado com resultado a qualquer custo. Não estou preocupado com meu emprego a qualquer custo. Tenho emprego para os próximos dez anos ganhando relativamente bem. Fui contratado pela CBF para elaborar um trabalho para 2014. Estou fazendo isso da forma como deve ser feita.

Na sequência, o treinador virou sua ira contra alguns jornalistas que, segundo Mano Menezes, não devem ser levados a sério. O técnico também respondeu a quem considerou a convocação de Ronaldinho Gaúcho uma forma de dividir a responsabilidade.

- Não seria leviano em pensar no Ronaldinho por um momento pessoal meu, por garantias momentâneas. Estou pensando no Ronaldinho para um projeto final. Não acho injustas as críticas, são pertinentes. Com as sérias aprendo, mas as outras a gente deleta, fazem parte do folclore. Tem gente que é mais humorista do que jornalista. Para completar, Gana está em 15º no ranking [da Fifa] e o México faz tempos que não ganhamos. Não deve ser essa mamata toda. Mano Menezes convocou nesta quinta-feira (18) a seleção brasileira para o amistoso com Gana, que será em Londres (ING), no dia 5 de setembro. Ronaldinho Gaúcho figurou na lista do treinador.

O treinador acredita que o atacante tem todas as condições de estar na Copa de 2014 e passar experiência aos novatos 
Ronaldinho Gaúcho foi uma das novidades da lista de Mano Menezes para defender a seleção brasileira no amistoso contra Gana, no dia 5 de setembro, em Londres. O técnico justificou a convocação do atacante do Flamengo.

"O Ronaldinho volta por tudo o que significa e representa. Sempre deixei claro sobre a volta de jogadores consagrados à Seleção. Ronaldinho é campeão do mundo e vem jogando com muita frequência, desde o Campeonato Carioca. Nunca tivemos dúvidas sobre seu potencial", explicou.

Copa 2014

O comandante da seleção nacional foi além e até pensa em levar o camisa 10 rubro-negro para a Copa do Mundo de 2014. "Dos jogadores remanescentes (do título de 2002) é o que reúne a maior chance de chegar à Copa do Mundo. Ele não tem um histórico de lesões e está sempre jogando. Vejo o Ronaldinho como um jogador referência, muito importante para os mais novos. Tem uma bola parada muito qualificada”, destacou.
 Apesar de rasgar elogios ao craque, não assegurou a sua vaga entre os titulares. “Quanto a sua titularidade, vai depender do momento".

Ronaldinho não veste a camisa verde e amarela desde novembro do ano passado, quando entrou em campo na derrota por 1 a 0 para a Argentina em amistoso disputado no Catar.

Críticas

Mano Menezes parece não estar incomodado com as críticas que deve receber dos clubes brasileiros pelas convocações dos jogadores e acrescentou que a seleção brasileira está acima de tudo. Lembrou que os atletas só deverão perder uma rodada do Brasileirão.

"Nós pensamos prioritariamente na seleção brasileira. Me parece que jogar para na Seleção continua como uma coisa muito importante. O Campeonato Brasileiro é muito longo, e não vai ser decidida em apenas uma rodada ou com um ou dois jogadores ausentes. É muito importante cada etapa que vamos passar, estamos pensando em 2014 e entendo que estamos passando por momentos importantes de definições", disse o técnico.

Ronaldinho não enfrenta o Bahia no dia 4, no Engenhão, mas volta para encarar o Corinthians, de Ralf, no dia 7 de setembro, no estádio do Pacaembu.


Confira abaixo a lista completa de Mano Menezes:

GOLEIROS
Julio César (Inter de Milão)
Fabio (Cruzeiro)
Jefferson (Botafogo)
LATERAIS
Daniel Alves (Barcelona)
Danilo (Santos)
Marcelo (Real Madrid)
Adriano (Barcelona)
ZAGUEIROS
Lúcio (Inter de Milão)
Thiago Silva (Milan)
David Luiz (Chelsea)
Dedé (Vasco)
VOLANTES
Lucas Leiva (Liverpool)
Ralf (Corinthians)
Luiz Gustavo (Bayern de Munique)
Elias (Atlético de Madri)
MEIAS
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Lucas (São Paulo)
Fernandinho (Shakhtar)
ATACANTES
Alexandre Pato (Milan)
Robinho (Milan)
Neymar (Santos)
Hulk (Porto)
Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)
Leandro Damião (Inter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário