domingo, 17 de julho de 2011

Você sabe o que é " fair play "? e para que serve?

 O Fair-Play, muito utilizado no futebol quando um determinado lance é paralizado por um problema obrigatório (ex: quando um adversário se machuca), daí usa-se o fair play para devolver amigavelmente ao que estava em posse da bola, ou seja, nada mais é do que o jogo limpo, jogo leal que respeita as regras. O desporto de competição responde a inúmeras exigências fisiológicas, psicológicas e sociais do homem, enriquece as relações individuais e coletivas, além de contribuir de diversas maneiras na melhoria da qualidade de vida.

O fair play é uma maneira de ser que implica em :honestidade, lealdade e atitude firme e digna diante de um comportamento desleal. respeito ao companheiro; respeito ao adversário, com a consciência de que é o companheiro indispensável, ao qual se une pela camaradagem desportiva; respeito ao árbitro e respeito positivo, traduzido por um constante esforço de colaboração com o mesmo.
O fair play não é obrigatório, o árbitro não obriga nenhum jogador a usar fair play, mais é uma maneira de se demonstrar humildade, gentileza, educação e espírito esportivo.

Exemplo do fair play mais gentil que já vi:
Jogador do Ajax sofre contusão e o adversário põe a bola para fora de campo, para que seja atendido. Na sequência, o jogador do Ajax tentou devolver a bola para o goleiro adversário, mas por infelicidade marcou o gol. Para compensar, na saída da bola os jogadores do Ajax ficam imóveis e aguardam que o adversário marque o gol de empate. 
 
veja o vídeo:
http://mais.uol.com.br/view/ivm20o369pqa/fair-play--ajax-permite-que-adversario-desconte-gol-0402376AC4A96346?types=A

2 comentários:

  1. Adorei esse texto ficou bem explicado e me serviu para mim fazer minha tarefa de educação fisica usei bastante informaçoes de texto e adorei o exemplo do alex
    Muito obrigado

    ResponderExcluir