terça-feira, 12 de julho de 2011

Criança é encontrada em matagal

Recém-nascida apresenta um quadro estável
Por doze horas, a recém-nascida V. C. lutou sozinha para sobreviver. Abandonada logo após o parto em um matagal a 50 metros da casa de sua família, ela teve que conviver com as galinhas que eram criadas no local até que fosse encontrada pelos parentes que desconheciam a sua existência. O abandono da menor aconteceu por volta de 6h do último dia 6, em Bacuriteua, na zona rural do município de Moju.
A existência da criança só foi constatada após a chegada de sua mãe, R.N., de 15 anos, à Unidade de Saúde do município, com sintomas de hemorragia. A adolescente, que pariu a criança sozinha no matagal, chegou à casa dos pais passando mal e foi levada pelos parentes até o hospital. Mesmo tentando esconder a causa da hemorragia, a constatação de que ela havia dado à luz veio com um exame médico. Após a notícia, os pais de R.N., que até então desconheciam a gestação, foram em busca da neta e a encontraram sozinha no mato.
De acordo com a conselheira tutelar de Moju, Estael Reis, a mãe da criança confirmou ter abandonado a recém-nascida por não aceitar a gravidez e, mesmo após a descoberta do caso, não queria ficar com a filha. Vinda de uma família grande, ao todo são oito irmãos, sendo um com apenas 22 dias de vida, ela rejeitou a criança. “Ela não queria ficar com o bebê, mas os avós se mostraram interessados”, disse.
Mesmo com a rejeição, V.C. já foi registrada no nome da mãe pelo Conselho Tutelar no dia posterior em que foi encontrada. “Ela precisou ser registrada para que se pudesse fazer os procedimentos”, informou Estael.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário