domingo, 17 de julho de 2011

SAIBA QUAL A FUNÇÃO DE CADA ATLETA EM CAMPO



Ei atleta, voce sabe qual a sua função dentro de campo no futebol?


Então leia e preste bem atenção, pois cada posição, exige uma função, saibam quais são as funções e tentem melhorar ainda mais.

A posição de goleiro é óbvia, não precisa detalhar.

Líbero: É o último zagueiro a impedir o atacante de fazer o gol. O líbero geralmente fica mais atrás que os outros zagueiros, nunca avança, pois deve fechar a defesa, para sua equipe se livrar de contra-ataques do adversário. Contudo, em alguns casos também é comum a participação do líbero como o zagueiro a frente da defesa.

Zagueiro central: É o jogador que ocupa a posição entre a linha média e o gol. É a principal posição da linha de defesa.

Quarto zagueiro: A principal função do quarto zagueiro é marcar os atacantes, evitando que estes criem possibilidades de gol.

Lateral:Os laterais ocupam a linha de defesa, juntamente com os zagueiros.
os laterais têm o dever apoiar nas jogadas de ataque, ocupando a região lateral do campo e jogando bolas cruzadas (altas ou baixas) para a área adversária ou iniciando jogadas de ataque pelos lados vindo de trás.
Freqüentemente, quando um lateral avança, o outro compõe a linha de defesa com os zagueiros. Se ambos avançarem, é provável que o volante acompanhe os zagueiros atrás.

Ala: Este jogador tem a função de compôr a lateral a partir do meio-campo, diminuindo sua preocupação com a marcação.

Primeiro e segundo volantes: Primeiro volante é a posição do futebol, onde o jogador atua à frente dos zagueiros, protegendo a entrada da área e fazendo a ligação entre a defesa e o meio-campo. Normalmente seu trabalho principal é o da marcação.
Ex: Gilberto Silva, Dunga, Josué.
O segundo volante, funciona como a responsável pela marcação dos meias-de-ligação do adversário, anulando as jogadas ofensivas contra sua equipe, e como um distribuidor do jogo de contra-ataque. Deve ser um jogador com boa capacidade de marcação mas com algumas qualidades ofensivas, para partir para o contra-ataque.
Ex: Hernanes, Anderson, Lucas.

Meia e meia atacante: O meia, armador ou apoiador, também conhecidos como meia-armador ou meia-de-ligação, é o jogador de futebol que atua principalmente na zona do meio-de-campo, entre a defesa e o ataque, e cuja função é criar as jogadas de ataque. Os meias são os responsáveis pela criação das jogadas. Atuando a partir do campo do adversário pelos lados direito, esquerdo ou mesmo pelo centro, estes atletas muitas vezes são os detentores de maior técnica e habilidade e dão passes para a conclusão dos atacantes. Metaforicamente, são o cérebro dos times.

Ponta direita e ponta esquerda: O jogador que desempenha esta função atua como um atacante pelos lados do campo, normalmente perto da região do escanteio. Modernamente, os antigos pontas tornaram-se meias-armadores, que passavam a atuar pelo meio-de-campo. Outro tipo de jogador que desempenha atualmente a função do ponta é o ala, porém, com menor ímpeto ofensivo.

Centroavante: É o atacante responsável por ser a referência no ataque, se colocando dentro da área, sendo responsável pelas finalizações, geralmente jogando entre os zagueiros.As características necessárias para se tornar um centroavante são a boa presença de área, o oportunismo, a precisão nos chutes e, também, o bom cabeceio. Muitas vezes, o centroavante não possui muita habilidade, tendo a função apenas de fazer gols.

No esquema 3-5-2, quando uma equipe utiliza três zagueiros, tem-se o terceiro zagueiro pelo centro como líbero e libera-se os laterais mais para frente, tornando-os alas. Nesse esquema pode-se utilizar um terceiro volante, em vez de um zagueiro.

Autor: Jairan Ribeiro

16 comentários:

  1. valeu me ajudou muito . muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Zagueiro central = zagueiro pela direita
    Quarto zagueiro = zagueiro pela esquerda

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Não ficou faltando essas posições meia de ligação e segundo atacante?

    ResponderExcluir
  8. Não ficou faltando essas posições meia de ligação e segundo atacante?

    ResponderExcluir
  9. "Não precisa ter muita experiência, apenas marcar gol". Me lembrei de Fred

    ResponderExcluir
  10. Eu quero saber o que o ponte esquerda marqua

    ResponderExcluir
  11. Eu ouvi dizer que o Brasil precisa mais de lateral esquerdo, porquê 🤔
    Então a vitória em uma partida depende mais do esquema tático, do que de um excelente jogador ?🤔

    ResponderExcluir
  12. Oi 😁, entrei nós comentários,mas ainda estou no banco 🤔

    ResponderExcluir
  13. 😳 credoo! Essa hora que saiu o comentário tá errado, o certo são 01:59, tô acordada até agora, tem problema não... já é domingo 😴 👋

    ResponderExcluir