sábado, 12 de maio de 2012

REDENÇÃO, 30 ANOS DE EMANCIPAÇÃO...

A cidade de Redenção completo neste domingo, dia 13 de maio, 30anos de emancipação política.
Mais já aspira ares de cidade grande, com um desenvolvimento acima da media das cidades Brasileira, vem aos poucos construindo uma infra-estrutura para seus moradores.
Seu atual prefeito e o Senhor Wagner Fontes de Oliveira, sendo o seu segundo mandato não consecutivo.
A economia da cidade e voltada em primeiro lugar para a pecuária, em segundo lugar a agricultura, e em terceiro lugar o comercio.
Com empresas estruturadas e redes de outras cidades, vemos o progresso que não para.
Consta atualmente com um precário sistema de saneamento básico, aonde não existe rede de esgoto, usando as artesanais fossas.
O privilegio de água tratada não chega a 20% da população. Estrutura: Consta hoje com um grande hospital de referencia, o hospital regional do Araguaia.
Tendo um campus da UEPA, faculdade publica do estado. Fesar e FIC as duas faculdades particulares presencial.
Existindo também algumas faculdades a distancia, entre elas: FTC, Facinter, EADCON, Unigran, FESAR e a UNOPAR.
O aeroporto da cidade, tem capacidade apenas para aviões de pequeno porte, com linhas semanais para Palmas, Goiânia e Brasília via Sete Linhas Aéreas.

EM 13 DE MAIO DE 2011, REDENÇÃO COMEMORA 29 ANOS DE HISTÓRIA


A emancipação do Município de Redenção foi conquistada pelo desejo de vários aventureiros que vieram para essa terra em busca de riquezas. Por isso a desbravaram, investiram seus sonhos e, conseqüentemente, transformaram a região, antes desconhecida, em uma vila que logo em seguida foi elevada à cidade, abrigando pessoas vindas de várias regiões do país.
Em 1969, começam a surgir Agrupamentos com algumas casas habitadas por trabalhadores que laboravam na formação das grandes fazendas, no extrativismo vegetal e nas minas de ouro da região.
Começa-se então a luta pela criação da vila, que recebeu o nome de Redenção. 
         Logo após 1970, na Avenida Brasil, foi construída uma pista de pouso (aberta pelo Sr. Carlos Ribeiro), essa contribuiu de forma significativa para transformar a vila no principal centro de abastecimento econômico da região.
 Em 1972, com a exploração do extrativismo vegetal que tinha como principal atividade a extração da madeira, houve um aumento do afluxo de trabalhadores, principalmente do nordeste e a migração de muitos empresários gaúchos, paranaenses e mineiros para a região.
       A origem da cidade de Redenção está relacionada ao município de Conceição do Araguaia. O povoado de Redenção só foi elevada à condição de vila com a sanção da Lei nº. 4.568, de 04 de Junho de 1975, por meio de uma representação feita pelos seus moradores.
       Em 1981, a vila de Redenção, recebeu migrantes dos Estados do Maranhão, Piauí, Pernambuco, Bahia e outros estados do nordeste. Chegaram também os pilotos de aviação do sudeste e sul do país. Fatores que transformaram a vila em um centro difusor de transações de negócios. Principalmente porque foram descobertas minas de ouro em Cumaru (região próxima a Redenção) e foi intensificada a extração de madeira, esse dois acontecimentos impulsionaram ainda mais o comércio e o crescimento populacional.
      Com o crescimento econômico e populacional, intensificou-se a luta pela emancipação da vila Redenção e em 13 de Maio de 1982 foi criada a Lei 5.028, publicada no Diário Oficial em 14/05/1982, elevando a vila de Redenção à categoria de cidade, desmembrando-se de Conceição do Araguaia e tendo como primeiro prefeito nomeado: Arcelides Veronese que governou a cidade entre os anos de 1983 a 1988.
   Neste ano (2012) a cidade de Redenção completa 30 anos de emancipação política e, é o principal centro econômico e populacional da região Sul, sua economia hoje tem como principais bases o comércio, a pecuária, a construção civil, os serviços públicos federais e também começa a se destacar como uma cidade-centro de formação de educação superior, com a instalação de várias universidades e centro de formação, tanto pública como privados que oferecem vários cursos, nas áreas de ciências biológicas, humanas e exatas.


Fotos:


  


  


  


 

 



 


















FONTE: Redenção.Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário