segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Raio-X: vivendo melhor momento no Fla, R10 reencontra alegria no futebol

Em tempos de crise, Flamengo começa a ter lucro após altos investimentos na contratação de Ronaldinho Gaúcho: craque é o artilheiro do clube no Brasileiro

Eleito duas vezes o melhor jogador de futebol do Mundo, protagonista do Penta com a seleção brasileira e agora, artilheiro do Flamengo no Brasileirão 2011. Além dos dez gols marcados, mais seis assistências. A participação do gaúcho em 16 dos 33 gols anotados pelo Urubu na competição não é à toa. Ronaldinho Gaúcho recuperou a boa forma, e vive sua melhor fase no Rubro-Negro. Também foi lembrado por Mano Menezes na última convocação do time canarinho.
Revelado pelo Grêmio, R10 foi o destaque da Copa América de 1999, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. Em 2001, foi contratado pelo Paris Saint Germain, onde ficou por duas temporadas. Da França, foi para a Espanha, defender o Barcelona, onde viveu seu maior momento no futebol. A eleição de melhor do Mundo por duas vezes, em 2004 e 2005, a conquista da Liga dos Campeões em 2006, e a marca de 97 gols em 207 jogos no clube catalão.
Depois da copa do Mundo da Alemanha, em 2006, o craque se descuidou um pouquinho. Alguns quilos acima do peso, chegou a ser reserva do Milan, para onde se transferiu em 2008. Parecia ter perdido a alegria de jogar futebol.
Recomeço
Após um longo leilão entre Flamengo, Grêmio e Palmeiras, Ronaldinho Gaúcho chegou à Gávea em janeiro. O jogador foi um dos líderes da conquista do estadual pelo time. No Brasileirão, além dos gols e as assistências, uma atuação de gala no jogo contra o Santos. Nas últimas oito partidas, quando entrou em campo, ou R10 deu um passe decisivo ou fez um gol.
montagem Ronaldinho Gaúcho momentos (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)Ronaldinho Gaúcho é o artilheiro do Fla no Brasileirão 2011 (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Para o ex-técnico da Seleção Brasileira Carlos Alberto Parreira, o motivo para a boa fase do atleta é claro:
- Hoje ele encontrou a alegria de jogar – disse o ex-comandante brasileiro.
Para o craque, começar a balançar as redes é que foi fundamental para ter de volta o alto astral:
- Depois de ter embalado assim fazendo gol, eu fico feliz – afirmou.
Versatilidade
A impressão é que Ronaldinho Gaúcho quase sempre está no lado esquerdo do campo, do meio para a frente. Observando seu mapa de deslocamento em algumas partidas, percebe-se que com freqüência ele ocupa outras partes do gramado.
Aí é que entra uma de suas principais características: a versatilidade. Ele pode aparecer tanto de surpresa na pequena área, como no primeiro gol contra o Santos, quanto arrancando do meio-campo para concluir na cara do gol, como no gol contra o Avaí. Ou também livre de marcação, perto da meia-lua, como no gol contra o América-MG. Nesse caso, a inspiração vem de outro goleador:
- Eu procuro achar um posicionamento bom dentro da área, então, de tanto ver o Romário jogando, a gente procura imitar um pouquinho – disse o camisa 10 da Gávea.
A visão de jogo é um dos três recursos que Ronaldinho mais utiliza para chegar na cara do gol - ou deixar outro jogador lá. Para Júnior, comentarista da TV Globo, não importa de onde o passe saia, R10 sempre consegue colocar a bola onde quer:
- Hoje ele coloca os companheiros na cara do gol, em qualquer momento, em qualquer setor do campo - afirmou o Maestro.
O jogo de corpo também é uma das armas do gaúcho para se sobressair em campo. A temporada europeia deixou o menino franzino da época do Grêmio muito mais forte. Hoje, aos 31 anos, o camisa 10 da Gávea pesa 80 quilos, distribuídos em 1,78m, e faz uso disso para levar vantagem sobre os adversários. Gil, do Cruzeiro, encarou o corpo-a-corpo e voou três metros de distância.
- Com a proteção que ele faz, pode sair do marcador e colocar alguém na cara do gol - disse o zagueiro da Raposa.
A genética diferenciada potencializa as qualidades do jogador, que hoje consegue ser mais jovial do que aparenta.
- Pela vitalidade, pelos treinamentos submetidos e pelas reações que demonstra dentro de campo, Ronaldo hoje tem o comportamento de um atleta em pleno auge de sua atividade, que é de 26, 27 anos - explicou Antônio Mello, preparador físico do Flamengo.
A diversidade nas cobranças de falta também é marca registrada do jogador no Brasileirão. Três de seus gols foram marcados em lances de bola parada, e nenhum deles de forma parecida.
-Vai muito do posicionamento do goleiro, tudo se define mesmo na hora que arruma a bola - finalizou o ídolo rubro-negro.

 Fonte: GE

Tomografia aponta redução de hematoma; Ricardo continua sedado

Exames na manhã desta segunda-feira mostram evolução. Médico do Vasco suspeita de falta de regularidade nos medicamentos contra pressão alta

Ricardo Gomes passou por nova bateria de exames na manhã desta segunda-feira. A tomografia computadorizada apontou uma redução do hematoma que se formou no cérebro do treinador do Vasco em função de um AVC (acidente vascular cerebral) que ele sofreu no último domingo. O técnico  permanecerá em coma induzido por mais 72 horas para que o edema diminua ainda mais e os médicos possam ter uma posição mais clara no que diz respeito às possíveis sequelas (veja o vídeo do Esporte Interativo do momento em que o técnico é atendido no centro médico do Engenhão).
Alexandre Campello, um dos médicos do Vasco, esteve ao lado do vice-presidente médico do clube, Manoel Moutinho, para comentar o quadro. Segundo Campello, no procedimento cirúrgico foram retirados 80ml de sangue do cérebro do técnico. Ricardo Gomes continua estável, respirando com auxílio de aparelhos, mas com um quadro clínico melhor na avaliação dos médicos envolvidos.
- O hematoma reduziu e ele está com os sinais vitais estáveis. A sedação irá continuar por mais 72 horas para o quadro poder estabilizar. Acontecendo isso, vamos interromper a sedação para podermos ter noção do que irá acontecer em termos de sequela. Antes disso não temos como fazer nenhum tipo de previsão - afirmou o médico, lembrando que a agilidade de todo o processo cirúrgico aumenta ainda mais a esperança de uma boa recuperação.
médicos Alexandre Campello e Manoel Moutinho (Foto: Rafael Cavalieri / GLOBOESPORTE.COM)Campello e Manoel Moutinho divulgaram o quadro
(Foto: Rafael Cavalieri / GLOBOESPORTE.COM)
- Existe um quadro de gravidade ainda, mas tudo foi feito com agilidade, o que aumenta a nossa expectativa. Mas nada pode ser adiantado enquanto ele permanecer sedado.
Alexandre Campello levantou uma hipótese que pode ter causado o drama de Ricardo Gomes. O médico disse ter ouvido que o treinador do Vasco não tomava de forma regular os remédios para controlar sua pressão. Isto seria um fator agravante.
- Hipertensão não tem cura. Hipertensão se controla. Se o paciente não toma seu medicamento de maneira regular acaba prejudicando o próprio organismo. Ouvi que ele tomava de forma irregular, mas não tenho como confirmar isso - lamentou.
Para Marco Aurélio Cunha, não havia necessidade de acompanhamento
O AVC sofrido no último domingo não foi o primeiro de Ricardo Gomes. Pelo São Paulo, em fevereiro do ano passado, ele teve um quadro de isquemia temporária que acabou regredindo. O chefe do departamento médico do Vasco, Clovis Munhoz, afirmou que os casos não possuem qualquer tipo de relação. No entanto, Alexandre Campello acredita que o fato acontecido no passado pode ter colaborado.
- A isquemia que o Ricardo sofreu no São Paulo regrediu completamente. Foi algo simples. Desta vez, o vaso rompeu e causou a hemorragia. Pode ter relação? Pode. Mas foi algo que aconteceu há alguns anos e a relação não é tão direta - disse o médico, explicando que o fato de a hemorragia ter invadido uma cavidade cerebral ajudou a diminuir a pressão.
O vereador Marco Aurélio Cunha, médico e dirigente do São Paulo na época do primeiro AVC de Ricardo Gomes, disse que não havia necessidade de um acompanhamento regular do treinador.
- O primeiro AVC foi absolutamente bem documentado. Aconteceu em uma área mínima. O Ricardo fez todos os exames e estava tudo regularizado. Quanto a um acompanhamento médico, não acho que esse novo problema possa ter sido evitado. Não se trata de uma doença cardiovascular, que você corre mais riscos. É claro que um idoso, por estar sempre monitorado, pode sobreviver mais do que um jovem, mas não é o caso. Sempre tivemos uma relação muito íntima e ele nunca reclamou de nenhum problema comigo. Tinha total liberdade para isso. A não ser que tenha tido alguma dor de cabeça e não falou. Mas acho que não.
Segundo Marco Aurélio, o pai de Ricardo Gomes passou por problema semelhante.
- Toda patologia tem uma situação familiar. Obviamente não segue um padrão, mas pode ter ligação. Parece que o pai morreu disso.
info AVC / AVE Ricardo Gomes - 5 (Foto: ArteEsporte)

 

Fonte: GE

 

sábado, 27 de agosto de 2011

Morre, aos 49 anos, o diretor de redação do GLOBO, Rodolfo Fernandes

 
Rodolfo Fernandes, diretor de redação do jornal O Globo / Marizilda Cruppe

RIO - O jornalista Rodolfo Fernandes, diretor de redação do jornal O GLOBO, morreu na tarde deste sábado, na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio. Rodolfo tinha 49 anos e lutava desde 2009 contra a esclerose lateral amiotrófica (ELA), diagnosticada em julho daquele ano. No estágio final da doença, Rodolfo enfrentava insuficiência respiratória. Mesmo assim, trabalhou incansavelmente até a última quinta-feira na redação do GLOBO. O velório será realizado no domingo, das 10h às 14h, no Memorial do Carmo, no Caju.



Filho do jornalista Hélio Fernandes, Rodolfo começou a carreira aos 16 anos de idade na "Tribuna da Imprensa", onde teve breve passagem. Depois, em Brasília, trabalhou na "Última Hora", no "Jornal de Brasília", na "Folha de S. Paulo" e no "Jornal do Brasil", onde entrou em 1985.
Em 1989, ele se transferiu para a sucursal do GLOBO em Brasília, onde foi coordenador de política e chefe de redação até voltar para o Rio, em 1995. Foi editor de Política até 2001, quando virou diretor de redação.
- Com sua inteligência, seriedade e a busca constante pela notícia completa e bem apurada, Rodolfo Fernandes marcou época no jornalismo brasileiro à frente das mais importantes coberturas da história recente do país. Lamento sua partida tão precoce, mas tenho certeza de que ele deixa seu exemplo às novas gerações de jornalistas brasileiros - comentou Helena Chagas, ministra da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Rodolfo deixa a mulher, a economista Maria Silvia Bastos Marques, e dois filhos, Felipe e Letícia, do primeiro casamento, com Sandra Fernandes.
"Sequer alterava a voz e a maneira de falar com as pessoas. Era uma pessoa muito doce, mas também muito respeitada pelos seus colegas, pelos político"
O governador Sérgio Cabral decretou luto oficial de três dias e dará nome a uma escola do estado em homenagem a Rodolfo.
- Rodolfo foi ascendendo na hierarquia do jornal e mantendo sempre a mesma postura, sua serenidade e tranquilidade, a cada cargo com maior poder e prestígio. Sequer alterava a voz e a maneira de falar com as pessoas. Era uma pessoa muito doce, mas também muito respeitada pelos seus colegas, pelos políticos, enfim, uma pessoa que nos deixa absurdamente jovem - declarou o governador.
No domingo, o Flamengo - time pelo qual o jornalista era apaixonado - entrará em campo de luto no clássico contra o Vasco às 16h, e fará também um minuto de silêncio.
- O Flamengo perde um ilustre torcedor, amante do futebol e, o jornalismo, um profissional que sempre exerceu a profissão com excelência - lamentou Patrícia Amorim, presidente do clube.

PENSAMENTO DO DIA...

 "A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitoria propriamente dita"

Autor desconhecido

DROGBA "APAGA" POR 30 MINUTOS EM PARTIDA DE FUTEBOL

    

Atacante ficou 30 minutos desacordado após pancada na cabeça durante vitória do Chelsea sobre o Norwich neste sábado no Stamford Bridge

Apesar da vitória do Chelsea por 3 a 1 sobre o Norwich neste sábado, o técnico André Villas-Boas deixou o Stamford Bridge preocupado: Didier Drogba levou a pior em uma dividida pelo alto com o goleiro Ruddy, sofreu uma pancada na cabeça, caiu desacordado e com sangramento pelo nariz. Segundo a imprensa inglesa, o atacante só recuperou a consciência 30 minutos depois e foi levado ao hospital.
- Ele está um pouco melhor e se recuperando. Agora, ele passará por um exame completo para saber os danos da contusão na cabeça e da concussão. Drogba tem feito progressos constantes desde que caiu e tenho que parabenizar os médicos por terem agido imediatamente em uma situação perigosa - disse o treinador português ao canal "Sky Sports".

problema de Drogba aconteceu aos 20 minutos do segundo tempo, logo após o Norwich ter empatado a partida em 1 a 1. O jogo ficou parado por seis minutos, enquanto o africano recebia socorro médico no gramado. Ao sair do campo de maca, o craque foi aplaudido de pé pelos torcedores no estádio. - Foi uma cena forte e que deixou todos preocupados. Não encontrei ele após jogo no vestiário, já que ele foi levado a um hospital. Ainda não recebemos notícias, mas espero que esteja tudo bem com ele e que nada de mais grave tenha acontecido. Esses lances são perigosos e o clima de tensão tomou conta do estádio naquele momento. Estamos todos na torcida por ele, que é uma grande pessoa e um ótimo companheiro - afirmou o brasileiro Ramires.
Sem o jogador da Costa do Marfim em campo, o Chelsea chegou à vitória de 3 a 1 com gols de Lampard e do estreante Juan Mata.
 

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SEMIFINAIS DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE 2011



Semifinal do 25º Campeonato Municipal da Primeira Divisão de 2011, no Estádio da Serrinha, será sábado às 4 horas da tarde, entre: 13 de Maio X Colorado, não percam...